terça-feira, 8 de novembro de 2016

DENGUE: Uma abordagem lúdica com envolvimento das crianças e seus familiares.

Ana Etelvina A. dos Santos Pereira, Andréa Aparecida de Oliveira Germano, Camila Fernandes, Lindalva Josefa de Lima, Luciana Crespo Zavanella da Costa, Maria Sara C. Galvão do Amaral e Vanessa Santos de Oliveira

Creche Herbert de Souza

A REDE EM RODA 2016 
Berçário / 1º Ciclo Inicial / 1º Ciclo Final – Educação Infantil

OBJETIVO:
Sensibilizar, conscientizar e criar situações de aprendizagem lúdicas onde as crianças e seus familiares possam identificar o mosquito transmissor do Aedes Aegypti, reconhecer e cuidar dos possíveis focos de proliferação e conhecer os sintomas das doenças causadas pela dengue, chikungunya e zika.


DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Trabalhamos o tema de forma lúdica e coletiva, construindo um Kit Interativo contendo jogos, DVD de histórias e músicas sobre o tema e caderno de registro, onde as crianças levavam para casa aos finais de semana para interagir com seus familiares.
Iniciamos o projeto com a palestra sobre o tema ministrada por uma educadora da saúde com os educadores e pais.

Durante o desenvolvimento do projeto os pais responderam um questionário, fizeram em casa a dobradura do mosquito com seus filhos e participaram de uma oficina realizada na creche. Além das atividades sequenciadas para cada ciclo, outros recursos foram utilizados coletivamente para despertar o interesse das crianças como a simulação dos focos de Dengue, onde vivenciaram cenas de materiais que armazenavam água, aprendendo a forma correta de proceder para evitar a proliferação do mosquito.

O teatro de fantoches dos profissionais da saúde finalizou o projeto envolvendo a participação de todos (crianças, funcionários e pais).

RESULTADOS:
Obtidos ou esperados: a participação das famílias em todas as ações proposta; o retorno do aprendizado das crianças através dos relatos dos pais e dos educadores; a divulgação do projeto no Diário do Grande ABC onde pudemos constatar o aprendizado através da fala das crianças na entrevista concedida ao repórter.
Também obtivemos retorno positivo nos registros dos cadernos dos Kits representado através de fotos, desenhos e escrita onde os pais elogiaram a iniciativa do projeto, bem como o envio dos kits onde tiveram a oportunidade de interagir e se divertir com as crianças em casa.


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário