Professor Flavio Gomes Sousa Viener
Creche Professora Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro
Creche Professora Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro
Objetivo: Conscientizar as crianças sobre a poluição do mundo.
A sequência didática foi planejada utilizando o livro “O MUNDINHO” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
Após a leitura do livro, as crianças foram estimuladas a falarem sobre a sujeira nas ruas da cidade. Logo apareceram falas significativas como: "Eu jogo papel de bala no chão". Alguns falaram frases similares; outros disseram que Deus não gosta ou que o mundinho ficará triste.
Em sala mostrei as duas ilustrações com as quais iríamos trabalhar: O mundinho feliz e o mundinho triste. Disseram: "sujeira".
Algumas crianças levaram para o plano das atitudes como bater nos colegas. Falei que iríamos fazer um passeio pelo entorno da escola e recolher o lixo jogado na calçada e que esse lixo iria compor o painel do mundinho triste.
Nos dias seguintes pintamos o fundo dos dois painéis.
O passeio foi muito significativo. Para as crianças foi como se estivessem vendo aquela sujeira pela primeira vez e não gostaram do que viram, de saber que parte daquilo fora jogado por crianças. Alguns se frustraram, pois achavam que iríamos passear de ônibus.
Para finalizar a sequência expusemos os painéis e os alunos apresentaram a diretora.
Durante todo o processo estimulei e percebi mudanças com relação ao uso da água. Diziam: "Fecha a torneira senão o mundinho fica triste".
Após a leitura do livro, as crianças foram estimuladas a falarem sobre a sujeira nas ruas da cidade. Logo apareceram falas significativas como: "Eu jogo papel de bala no chão". Alguns falaram frases similares; outros disseram que Deus não gosta ou que o mundinho ficará triste.
Em sala mostrei as duas ilustrações com as quais iríamos trabalhar: O mundinho feliz e o mundinho triste. Disseram: "sujeira".
Algumas crianças levaram para o plano das atitudes como bater nos colegas. Falei que iríamos fazer um passeio pelo entorno da escola e recolher o lixo jogado na calçada e que esse lixo iria compor o painel do mundinho triste.
Nos dias seguintes pintamos o fundo dos dois painéis.
O passeio foi muito significativo. Para as crianças foi como se estivessem vendo aquela sujeira pela primeira vez e não gostaram do que viram, de saber que parte daquilo fora jogado por crianças. Alguns se frustraram, pois achavam que iríamos passear de ônibus.
Para finalizar a sequência expusemos os painéis e os alunos apresentaram a diretora.
Durante todo o processo estimulei e percebi mudanças com relação ao uso da água. Diziam: "Fecha a torneira senão o mundinho fica triste".
Nenhum comentário:
Postar um comentário