sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sequência didática do livro “O Mundinho”

Professor Flavio Gomes Sousa Viener
Creche Professora Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro

Objetivo: Conscientizar as crianças sobre a poluição do mundo.


A sequência didática foi planejada utilizando o livro “O MUNDINHO” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.

Após a leitura do livro, as crianças foram estimuladas a falarem sobre a sujeira nas ruas da cidade. Logo apareceram falas significativas como: "Eu jogo papel de bala no chão". Alguns falaram frases similares; outros disseram que Deus não gosta ou que o mundinho ficará triste.

Em sala mostrei as duas ilustrações com as quais iríamos trabalhar: O mundinho feliz e o mundinho triste. Disseram: "sujeira".

Algumas crianças levaram para o plano das atitudes como bater nos colegas. Falei que iríamos fazer um passeio pelo entorno da escola e recolher o lixo jogado na calçada e que esse lixo iria compor o painel do mundinho triste.

Nos dias seguintes pintamos o fundo dos dois painéis.

O passeio foi muito significativo. Para as crianças foi como se estivessem vendo aquela sujeira pela primeira vez e não gostaram do que viram, de saber que parte daquilo fora jogado por crianças. Alguns se frustraram, pois achavam que iríamos passear de ônibus.

Para finalizar a sequência expusemos os painéis e os alunos apresentaram a diretora.

Durante todo o processo estimulei e percebi mudanças com relação ao uso da água. Diziam: "Fecha a torneira senão o mundinho fica triste".

Nenhum comentário:

Postar um comentário