Com o objetivo de dar visibilidade, dentro da rede, aos trabalhos desenvolvidos pelos professores, e refletir sobre as experiências apresentadas nas discussões curriculares em curso, a Rede em Roda “A EJA refletindo suas práticas, na perspectiva da reorientação curricular”, promoveu, no dia 20 de outubro, no Centro de Formação de Professores, uma troca de conhecimentos entre os professores da EJA I.
Os trabalhos apresentados evidenciaram a diversidade de ações que são desenvolvidas como forma de responder às necessidades e especificidades dos educandos da Educação de Jovens e Adultos da cidade como, por exemplo, os conselhos de ciclo com a participação dos educandos; a utilização de diversas linguagens para o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas dos educandos com deficiências; o desenvolvimento de pesquisas e projetos para apropriação e cuidado dos espaços públicos, bem como o contato com o patrimônio cultural e histórico da cidade, com vistas à ampliação do universo cultural dos educandos.
As experiências apresentadas lançaram nossos olhares para a importância de trabalhar a memória e a história de vida dos educandos, de desenvolver a pesquisa como forma de aproximação das culturas afro brasileira, africana e indígena, de desenvolver diversas estratégias para impulsionar a reflexão sobre a realidade e o senso comum e, por fim, a necessidade de realizar o debate sobre a violência nas escolas e na sociedade.
Os trabalhos apresentados evidenciaram a diversidade de ações que são desenvolvidas como forma de responder às necessidades e especificidades dos educandos da Educação de Jovens e Adultos da cidade como, por exemplo, os conselhos de ciclo com a participação dos educandos; a utilização de diversas linguagens para o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas dos educandos com deficiências; o desenvolvimento de pesquisas e projetos para apropriação e cuidado dos espaços públicos, bem como o contato com o patrimônio cultural e histórico da cidade, com vistas à ampliação do universo cultural dos educandos.
As experiências apresentadas lançaram nossos olhares para a importância de trabalhar a memória e a história de vida dos educandos, de desenvolver a pesquisa como forma de aproximação das culturas afro brasileira, africana e indígena, de desenvolver diversas estratégias para impulsionar a reflexão sobre a realidade e o senso comum e, por fim, a necessidade de realizar o debate sobre a violência nas escolas e na sociedade.
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