Professor Luciano S. Foga
EMEIEF Professora Therezinha Monteiro Barros Nosé
EMEIEF Professora Therezinha Monteiro Barros Nosé
Artes - Ensino Fundamental
Com o objetivo de trabalhar noções de desenho com profundidade com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, realizei um trabalho com as crianças em que, em um primeiro momento, conversamos sobre o formato dos objetos para que percebessem a profundidade de cada desenho. Para transformar numa representação artística bidimensional, foram convidados a observamos suas linhas principais e como elas se apresentam no desenho. Passo a passo, os alunos acompanham o desenvolvimento do desenho até compreenderem a distorção dele no papel. Brincaram muito de desenhos até fazerem uma composição e uma releitura.
O trabalho com arte na escola apresenta possibilidades enquanto ação educativa, podendo ser qualitativamente bem feita. Para isso, o professor precisa encontrar condições de aperfeiçoar-se continuamente, tanto em saberes artísticos e sua história, quanto em saberes sobre a organização e o desenvolvimento do trabalho de educação escolar em arte. Neste sentido trocar conhecimentos desta prática com os pares, torna-se de fundamental importância.
O trabalho com as crianças teve resultados muito positivos, pois a todos conseguiram perceber como representar no plano bidimensional a profundidade dos elementos, desenvolvendo o desenho e abrindo novas possibilidades para suas produções.

O trabalho com arte na escola apresenta possibilidades enquanto ação educativa, podendo ser qualitativamente bem feita. Para isso, o professor precisa encontrar condições de aperfeiçoar-se continuamente, tanto em saberes artísticos e sua história, quanto em saberes sobre a organização e o desenvolvimento do trabalho de educação escolar em arte. Neste sentido trocar conhecimentos desta prática com os pares, torna-se de fundamental importância.
O trabalho com as crianças teve resultados muito positivos, pois a todos conseguiram perceber como representar no plano bidimensional a profundidade dos elementos, desenvolvendo o desenho e abrindo novas possibilidades para suas produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário