1º CI/CF e 2º CI -
Ensino Infantil
As atividades coletivas garantem que
as crianças vivenciem diferentes situações de aprendizagem escolhendo, valorizando seus interesses e preferências.
Essa forma de trabalho pedagógico promove a emancipação da criança,
considerando-a como sujeito de sua história, tendo, portanto, uma função
decisiva em sua formação social e pessoal.
Às sextas-feiras as
salas de aula são organizadas como espaços de interesse, ao promover diferentes
propostas de movimento, arte, leitura e variadas experiências.
As crianças passam
por todos os ambientes, observando as propostas e escolhem qual irão participar.
No decorrer destas atividades, os alunos tem a liberdade de trocarem de espaços
a hora que quiserem, explorando todos os ambientes de acordo com seus
interesses. Ao retornarem para
suas turmas, contam o que vivenciaram e trocam experiências. As atividades que
geram mais interesse pelas crianças, costumam se repetir com mais frequência.
Essas vivências têm
permitido que o professor não tenha controle direto nas escolhas das crianças,
estes observam suas interações, os problemas enfrentados por elas, as
dificuldades, gostos, aprendizagem e interesses. As crianças têm feito suas
escolhas com autonomia e lidando melhor com suas frustrações, considerando que
nem sempre podem estar em todas as atividades que gostariam.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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