terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Espaços de interesse: é possível escolher na Educação Infantil?

Cláudia de Carvalho Silva, Gabriella de Vargas, Luciana Carvalho Correia       


EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti

1º CI/CF e 2º CI - Ensino Infantil

As atividades coletivas garantem que as crianças vivenciem diferentes situações de aprendizagem escolhendo,  valorizando seus interesses e preferências. Essa forma de trabalho pedagógico promove a emancipação da criança, considerando-a como sujeito de sua história, tendo, portanto, uma função decisiva em sua formação social e pessoal.

Às sextas-feiras as salas de aula são organizadas como espaços de interesse, ao promover diferentes propostas de movimento, arte, leitura e variadas experiências.
As crianças passam por todos os ambientes, observando as propostas e escolhem qual irão participar. No decorrer destas atividades, os alunos tem a liberdade de trocarem de espaços a hora que quiserem, explorando todos os ambientes de acordo com seus interesses. Ao retornarem para suas turmas, contam o que vivenciaram e trocam experiências. As atividades que geram mais interesse pelas crianças, costumam se repetir com mais frequência.


Essas vivências têm permitido que o professor não tenha controle direto nas escolhas das crianças, estes observam suas interações, os problemas enfrentados por elas, as dificuldades, gostos, aprendizagem e interesses. As crianças têm feito suas escolhas com autonomia e lidando melhor com suas frustrações, considerando que nem sempre podem estar em todas as atividades que gostariam.





A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário