terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Caixa Surpresa como recurso didático

Maria Lucia Mendonça Rocha 

Creche Jardim Alzira Franco


1º Ciclo Final


O objetivo deste trabalho foi utilizar a caixa surpresa como um recurso que venha despertar nas crianças a curiosidade e o interesse envolvendo as diversas áreas do conhecimento.

A caixa surpresa foi introduzida na rotina da creche como um meio de trabalharmos diversos assuntos pertinentes a faixa etária como: Projeto Higiene e Saúde, Alimentação Saudável, História O balde das chupetas, entre outros. A utilização deste recurso facilita o desenvolvimento do trabalho, assim como contribui para assimilação dos conteúdos planejados para o grupo, sendo de uma forma lúdica e prazerosa para as crianças.

No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, o que contribui na  estimulação da linguagem oral dos pequenos. Além destas atividades, a caixa pode ser utilizada para abordagens como: sensações, texturas, emoções e até mesmo combinados e regras de convivências do grupo.

A caixa surpresa trouxe várias contribuições positivas para as crianças:
alguns alimentos que foram apresentados na caixa agora são aceitos pelas crianças na hora da alimentação, os combinados do grupo feitos por meio da caixa são melhores aceitos, o trabalho com a história  - O balde das chupetas foi feito a troca e algumas crianças aceitaram e não chuparam mais a chupeta, desenvolvimento da oralidade e autonomia.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário