2º Ciclo Inicial - Ensino Infantil
Não é nem um pouco fácil ensinar a
criança a fazer escolhas justas para si mesmo e para o coletivo, não é mesmo?
Em nossa escola,
pensamos em uma educação voltada para o desenvolvimento da autonomia moral dos
alunos, mas é preciso lembrar que o conceito de autonomia é mais amplo que a
aquisição da independência e a primeira, segundo Piaget, é construída a partir
da interação da criança com os diversos ambientes sociais e durante a
convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá mediar sua
aprendizagem, contribuindo na construção de seus valores, princípios e normas.
E para facilitar
esse processo, precisamos pensar em alguns princípios, tais como:
- Qualidade do
ambiente, favorecendo as relações de cooperação;
- Estímulo à investigação;
- Tempo adequado e diferentes
materiais;
- Registro e reflexão por parte do
professor
Participar do
planejamento e elaboração da rotina, escolher o livro da biblioteca circulante
a ser levado para casa, participar de forma ativa de eleições promovidas na
escola, escolher a atividade que quer participar durante os momentos
organizados com diferentes propostas, são alguns exemplos que podem favorecer a
aquisição dessa autonomia.
Ao longo do ano as
crianças vão se apropriando da rotina e desenvolvem a criticidade a ponto de
questionarem a organização e o planejamento da escola, possibilitando uma
educação que respeita e valoriza os saberes e interesses das crianças em prol
de seu desenvolvimento.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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