O PROJETO


"Na partilha é necessário dar sem receber imediatamente. O sujeito aprende mais quando ensina a outros o que ele sabe.
É entendido, portanto, que as Rodas de Formação trazem a ideia de retorno à pessoa, na qual o que importa são os significados e os aprendizados que elas fazem". Cecília Warschauer (2001)


A partilha de ideias e experiências entre as escolas e os professores afirma-se como um princípio de trabalho, que democratiza as relações e potencializa os saberes dos profissionais da educação, movidos pela busca da qualificação das práticas e da consolidação de coletivos que sejam capazes de propor mudanças e soluções para os conflitos, contradições e desafios enfrentados nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Santo André.

Motivado por esse espírito, o encontro “Rede em Roda: conectando saberes” realizado em setembro de 2014, reuniu professores da rede municipal em quatro regiões da cidade, organizados em polos distintos, com o objetivo de promover a socialização das práticas, circular ideias e instigar novas abordagens pedagógicas.

O encontro finalizou o Seminário Municipal de “Qualidade Social da Educação” e deu visibilidade às experiências realizadas nas salas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, abordando também projetos realizados por algumas equipes gestoras, atividades desenvolvidas por professores de Educação Física, práticas de Educação Inclusiva, trabalhos referentes ao Programa “Mais Educação” e outras temáticas pertinentes ao universo da educação.

A disponibilidade dos professores em participar das trocas garantiu a diversidade de experiências apresentadas, que envolveram temas relacionados às diferentes linguagens e campos de conhecimento, promovendo também a aproximação de equipamentos diferenciados, como a creche e a EMEIEF, que lidam com a mesma faixa etária e que devem perseguir objetivos comuns dentro da modalidade da Educação Infantil.

O evento proporcionou ainda momentos de reencontro entre os professores da rede, sensibilizou com apresentações culturais e foi recheado pelo cuidado de todos os organizadores, que se envolveram com entusiasmo em seu planejamento e sua realização.

Avaliado pelos professores como um importante investimento formativo, que possibilitou a ampliação de olhares e a constituição de repertórios, o momento reafirmou a concepção de que a educação se faz na partilha dos saberes e reflexões entre os próprios pares, fortalecendo a ideia de dialogicidade, relacionando-se diretamente com o sentido da formação continuada que deve partir das necessidades do cotidiano, retornando ao mesmo como proposta de trabalho e intervenção pedagógica, na construção de novos sentidos e significados.

Tudo, enfim, que começou com uma ideia, que se transformou num rascunho, que gerou discussões e se transformou num planejamento coletivo, compôs uma história...

Cada fio dessa história, que foi construída com a prática de cada educador, envolveu muitos atores. Socializar essas experiências numa grande roda, de fato conectou muitos saberes e nos provocou a encontrar caminhos para a consolidação do significado de ser “uma rede”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário