Cassia Maria de Carvalho Alves, Janaina Tamara da Silveira de Almeida, Maria Aparecida de Sousa Vieira, Maria Luzia Oliveira Xavier Barros, Renata Dansiguer S. do Nascimento, Ronize Aparecida Benetti, Romilda Ferreira Frederici
A REDE EM RODA 2016
Berçário / 1º Ciclo Inicial / 1º Ciclo Final – Educação Infantil
Berçário / 1º Ciclo Inicial / 1º Ciclo Final – Educação Infantil
OBJETIVO:
Sensibilizar, conscientizar e criar situações de aprendizagem lúdicas onde as crianças e seus familiares possam identificar o mosquito transmissor do Aedes Aegypti, reconhecer e cuidar dos possíveis focos de proliferação e conhecer os sintomas das doenças causadas pela dengue, chikungunya e zika.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Trabalhamos o tema de forma lúdica e coletiva, construindo um Kit Interativo contendo jogos, DVD de histórias e músicas sobre o tema e caderno de registro, onde as crianças levavam para casa aos finais de semana para interagir com seus familiares.
Iniciamos o projeto com a palestra sobre o tema ministrada por uma educadora da saúde com os educadores e pais.
Durante o desenvolvimento do projeto os pais responderam um questionário, fizeram em casa a dobradura do mosquito com seus filhos e participaram de uma oficina realizada na creche. Além das atividades sequenciadas para cada ciclo, outros recursos foram utilizados coletivamente para despertar o interesse das crianças como a simulação dos focos de Dengue, onde vivenciaram cenas de materiais que armazenavam água, aprendendo a forma correta de proceder para evitar a proliferação do mosquito.
O teatro de fantoches dos profissionais da saúde finalizou o projeto envolvendo a participação de todos (crianças, funcionários e pais).
RESULTADOS:
Obtidos ou esperados: a participação das famílias em todas as ações proposta; o retorno do aprendizado das crianças através dos relatos dos pais e dos educadores; a divulgação do projeto no Diário do Grande ABC onde pudemos constatar o aprendizado através da fala das crianças na entrevista concedida ao repórter.
Também obtivemos retorno positivo nos registros dos cadernos dos Kits representado através de fotos, desenhos e escrita onde os pais elogiaram a iniciativa do projeto, bem como o envio dos kits onde tiveram a oportunidade de interagir e se divertir com as crianças em casa.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário