segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Conselho mirim – Como fazer acontecer

Denise Marrero de Oliveira

EMEIEF Demercindo da Costa Brandão

A REDE EM RODA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo do presente trabalho é despertar nos alunos a conscientização da importância de sua participação nas decisões coletivas na escola para viver em uma sociedade de forma democrática, solidária, crítica, autônoma e participativa.
O Conselho Mirim é representado por um grupo de alunos, que tem como atribuição defender os interesses da sala que representa, através de reuniões que é um importante instrumento que pode auxiliar na construção de um ambiente onde os conselheiros e as conselheiras tenham oportunidade de conviver democraticamente, definindo caminhos. Torna-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamentos das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática. Seus participantes foram eleitos pelos colegas de sala e tem como função trazer para as reuniões questões observadas no dia-a-dia, que podem ser melhoradas na Escola, e levar para os colegas os encaminhamentos dados às mesmas. O respeito pelo pensamento do outro e por opiniões divergentes, a valorização da troca de ideias é um ponto predominante nas reuniões, que são sempre explanadas pelos próprios conselheiros e a vice-diretora ou em forma de textos, vídeos, dinâmicas, etc. As reuniões são realizadas uma vez por mês sempre avisado com antecedência através de um convite entregue a todos os conselheiros.
Ampla participação nos projetos desenvolvidos; maior socialização das reuniões para os outros alunos da sala; respeito pelo pensamento do outro e por opiniões divergentes, a valorização da troca de ideias; valorização do trabalho em equipe, parceria e união, sentindo-se importante; desenvolvimento de atitudes de ajuda e colaboração; desenvolvimento do pensamento crítico.






Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário