A REDE EM RODA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar a leitura por meio do conto
de repetição, considerando que o aluno poderá ler mesmo sem saber ler
convencionalmente, pois terão na memória os trechos do conto que se repetem.
Crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio de repetição e gostam de rever
e refazer caminhos, gestos, descobertas. Com a linguagem, não é diferente.
A professora iniciou
com o significado literal de brincar, segundo o dicionário e como algumas
figuras como provocação. Falou sobre a história de repetição e apresentou o
livro “Curupira, brinca comigo?” de Lô Carvalho, que traz os seres fantásticos
do nosso folclore. Foi falado sobre a importância de se adequar as vozes de
acordo com os personagens. Após a leitura realizaram brincadeiras como: pular
de um pé só, como o saci, cantar como a Iara, dançar como o boto. Fez também a
confecção de brinquedos com o ioiô da mula e o pião do curupira. Além de
músicas, teatro e dança. Fez a leitura do livro “A princesa Maribel” utilizando
objetos. Realizou pesquisas sobre os componentes da história, como por exemplo,
o corvo que não é uma ave presente no nosso país. Foi realizada uma atividade
com letras móveis, dividindo as crianças em grupos na qual deveriam escolher um
componente da história e escrever utilizando as letras móveis, a professora
esteve presente em cada grupo para fazer intervenções se necessário.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário