segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Brinca Comigo?

Valéria Ferreira Fortes 

EMEIEF DARCY RIBEIRO

A REDE EM RODA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalhar a leitura por meio do conto de repetição, considerando que o aluno poderá ler mesmo sem saber ler convencionalmente, pois terão na memória os trechos do conto que se repetem. Crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio de repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos, descobertas. Com a linguagem, não é diferente.

A professora iniciou com o significado literal de brincar, segundo o dicionário e como algumas figuras como provocação. Falou sobre a história de repetição e apresentou o livro “Curupira, brinca comigo?” de Lô Carvalho, que traz os seres fantásticos do nosso folclore. Foi falado sobre a importância de se adequar as vozes de acordo com os personagens. Após a leitura realizaram brincadeiras como: pular de um pé só, como o saci, cantar como a Iara, dançar como o boto. Fez também a confecção de brinquedos com o ioiô da mula e o pião do curupira. Além de músicas, teatro e dança. Fez a leitura do livro “A princesa Maribel” utilizando objetos. Realizou pesquisas sobre os componentes da história, como por exemplo, o corvo que não é uma ave presente no nosso país. Foi realizada uma atividade com letras móveis, dividindo as crianças em grupos na qual deveriam escolher um componente da história e escrever utilizando as letras móveis, a professora esteve presente em cada grupo para fazer intervenções se necessário.

Os alunos demonstraram entusiasmo e não tiveram dificuldades em realizar a atividade. Foi possível perceber a facilidade de encontrarem os nomes dos personagens e de organizarem a sequência. Ao propor que as crianças localizem nomes no texto, possibilita-se que elas coloquem em jogo diferentes estratégias de leitura.

   


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário