segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Explorando as operações matemáticas relacionadas a compra e venda de produtos

Marcela Jacob Lira

EMEIEF Demercindo da Costa Brandão

A REDE EM RODA 2015
3º ano do fundamental

OBJETIVO: Compreender na prática como o sistema monetário funciona
e influenciam a nossa vida.Vivenciar situações em que envolva o raciocínio lógico.Resolução de conflitos por meio do diálogo.Desenvolvimento da socialização.Valorização do registro para conseguir desenvolver o desafio lançado. 

DESENVOLVIMENTO - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
A sala foi organizada em grupos de 4 a 5 crianças, de forma que as carteiras propiciassem tanto os momentos em grupo como a livre movimentação dos alunos pelo espaço sem obstáculos. Após as orientações as crianças começaram a desenvolver a proposta com os materiais, as orientações foram previamente acordadas e a dinâmica fluiu, os alunos se mostraram seguros para fazer as tarefas. A professora ficou o tempo todo auxiliando os grupos nas dúvidas, tais como na hora do registro na lista, cálculos realizados com o uso da calculadora e também a questão do ponto na hora de somar . Ao final, cada grupo expôs seu carrinho de compras na lousa e a lista foi trazida ao caixa (que foi a professora), fizemos a soma juntos e após o resultado o banco teria que separar a quantia e pagar ao caixa para validar o seu carrinho.  A avaliação foi feita por meio da observação da professora mediante a participação dos alunos, registro das compras na lista e o carrinho de compras.

RESULTADOS OBTIDOS: Os resultados obtidos foram uma segurança por parte do aluno no momento de lidar com esses momentos presentes na unidade quatro do PNLD de matemática, uma maior rapidez de raciocínio em situações lógicas e diminuição de dúvidas no momento de usar a vírgula tanto na calculadora quanto no papel.




Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário