terça-feira, 10 de maio de 2016

Todo Mundo tem Nome - Trabalhando o nome a partir de jogos e brincadeiras.

Ana Maria da Silva Pinto

EMEIEF Arq. Estevão de Faria Ribeiro

2º Ciclo Inicial - Educação Infantil

O trabalho acima tem como objetivo que os alunos reconheçam e escrevam o próprio nome sem o apoio do modelo, identificando-o nas diversas situações do cotidiano.

A construção do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação, por isso é tão valorizado por ela. O reconhecimento do mesmo está intimamente relacionado à formação da sua identidade.
Na educação Infantil, a construção da escrita do nome se constitui num longo caminho a ser percorrido pela criança. Sendo assim, esse processo deve ser iniciado desde os primeiros anos de vida da criança. Além disso, o nome está presente nas suas primeiras manifestações de escrita, onde a criança terá como referência as letras do seu próprio nome para a escrita de outras palavras.

Tendo em vista que nessa faixa etária o lúdico se faz muito presente, utilizou-se o jogo e a brincadeira como estratégia de ensino e de aprendizagem, oportunizando às crianças a vivência de situações que proporcionassem desafios e construção de conhecimentos sobre o trabalho proposto.

Nessa perspectiva, o papel do professor é considerar os conhecimentos prévios dos alunos, realizando um planejamento criativo e mediando todo o processo.
Após a realização dessas atividades durante um período de três meses, as crianças aprenderam a reconhecer seu próprio nome e dos colegas.




A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário