terça-feira, 10 de maio de 2016

Caixas e sacolas que contam e encantam

Roseli Lima Torres, Magda Gomes

Creche República Italiana

Primeiro Ciclo Final

Inventar, ler e contar histórias são tarefas importantes na educação das crianças. As histórias infantis e infanto-juvenis são ricas fontes de conhecimento, pois através delas, as crianças podem viajar por todo o mundo, por todos os lugares, interagindo com seu mundo imaginário. 
E a partir desta viagem à imaginação e ao conhecimento, é possível levá-los também a interagir e estabelecer relações com o seu cotidiano, valorizando suas experiências de vida, aproveitando seus conhecimentos do mundo e sua curiosidade natural para que ocorra aprendizagem.

Com o intuito de variar na escolha de como contar uma história ou apresentar um livro propõe-se neste projeto a criação de caixas e sacolas de diferentes tipos para acomodar objetos, livros, fantoches ou até mesmo servir como cenário para as histórias. Vale ressaltar que, quando prontas, não basta só abri-las. É preciso um acontecimento, especialmente único, sublime! Criando expectativa sobre o que guarda a caixa, pode-se gerar conflitos para as hipóteses das crianças, desafiá-las a construírem perguntas, a levantarem questões sobre os enredos, cenários e personagens. As caixas e sacolas podem ser, portanto, um recurso de mediação. 

A criança, assim, amplia seu vocabulário, expressa as suas dúvidas, os seus sentimentos em relação ao meio social em que está inserida, permitindo a manifestação de algumas emoções, como raiva, medo e alegria.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário