Primeiro Ciclo Final
Inventar, ler e contar histórias são
tarefas importantes na educação das crianças. As histórias infantis e infanto-juvenis são ricas fontes de conhecimento, pois através delas, as crianças podem viajar por todo o mundo, por todos os lugares, interagindo com seu mundo
imaginário.
E a partir desta viagem à imaginação e ao conhecimento, é possível
levá-los também a interagir e estabelecer relações com o seu cotidiano,
valorizando suas experiências de vida, aproveitando seus conhecimentos do mundo
e sua curiosidade natural para que ocorra aprendizagem.
Com o intuito de variar na escolha
de como contar uma história ou apresentar um livro propõe-se neste projeto a
criação de caixas e sacolas de diferentes tipos para acomodar objetos, livros,
fantoches ou até mesmo servir como cenário para as histórias. Vale ressaltar
que, quando prontas, não basta só abri-las. É preciso um acontecimento,
especialmente único, sublime! Criando expectativa sobre o que guarda a caixa,
pode-se gerar conflitos para as hipóteses das crianças, desafiá-las a construírem
perguntas, a levantarem questões sobre os enredos, cenários e personagens. As
caixas e sacolas podem ser, portanto, um recurso de mediação.
A criança, assim,
amplia seu vocabulário, expressa as suas dúvidas, os seus sentimentos em
relação ao meio social em que está inserida, permitindo a manifestação de
algumas emoções, como raiva, medo e alegria.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário