terça-feira, 10 de maio de 2016

Desenvolvimento psicomotor e cognição: um estudo de caso da EMEIEF Arq. Estevão de Faria Ribeiro

Mirvane Dias de Souza

EMEIEF Arq. Estevão de Faria Ribeiro

Ciclo I - 1ª Ano - Educação Física

Esse trabalho teve como objetivo  desenvolver e aprimorar as habilidades motoras básicas, através dos princípios e conceitos da psicomotricidade; estabelecendo relação com o desenvolvimento cognitivo dos alunos do 1º ano da EMEIEF Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro. 

Através de observação da professora da classe, foi verificado que os alunos apresentavam dificuldade em atividades relacionadas a noção de espaço, assim como na aprendizagem da leitura e da escrita. Foi realizado um planejamento de aulas de Educação Física visando contribuir de forma relevante na formação da estrutura corporal das crianças e da assimilação da consciência corporal, seguindo as fases do desenvolvimento psicomotor: tonicidade, equilíbrio, lateralização, esquema corporal, noção de tempo e espaço e praxia global e fina. 

Após 6 meses, verificou-se uma melhora significativa nos aspectos psicomotores e cognitivos dos alunos, o que nos leva a concluir que são necessário outros estudos e aplicação de testes, mas que para desenvolver a escrita e a leitura é necessário desenvolver as habilidades psicomotoras. 



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

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