quarta-feira, 25 de maio de 2016

INCLUSÃO NA SALA DE AULA

Michelle de Barros da Silva

EMEIEF Augusto Boal

5º Ano

O objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem na escola e na comunidade. O foco do trabalho foi incluir e contribuir com o desenvolvimento do aluno com deficiência  e ao mesmo tempo buscar garantir a aprendizagem da turma, todos aprendendo a lidar com os desafios que a nova situação nos coloca.

Iniciamos com a turma a acolhida do aluno, com a intenção de conhecê-lo melhor e buscar estratégias para desenvolver um bom trabalho. A sala, a professora e a estagiária passaram por um momento de desestabilidade, no qual a turma demonstrou fragilidade, diante desse novo desafio.

Após esse primeiro contato, descobrimos novos caminhos que possibilitaram um trabalho de parceria e efetiva inclusão. No momento de planejar os conteúdos de sala de aula, a professora com auxilio da estagiária e parceria com o grupo de alunos, adaptava as atividades para atender as necessidades do aluno, sempre respeitando e entendendo o limite do dele.

Graças ao apoio de todos os envolvidos desde a direção, os alunos, a estagiaria, a professora e a família do aluno, ele superou as expectativas. O grupo se envolveu e contribuiu com a confecção de livros adaptados para deficiência visual, houve mudança de posturas, acrescentou valores, desenvolveu a sensibilidade das crianças e construiu no grupo um olhar inclusivo. Avaliamos que os objetivos estabelecidos foram atingidos superando as nossas expectativas iniciais.



 A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

            




Nenhum comentário:

Postar um comentário