5° Ano
Tendo como objetivos desses encontros
a integração da escola e família, de estimular a família a acompanhar o
desenvolvimento da aprendizagem do aluno e acima de tudo dotar a família de
conhecimentos teórico-práticos capazes de subsidiar o acompanhamento escolar do
aluno, conscientizando os pais/responsáveis de seu papel de educadores.
Desenvolvimento do
trabalho:
Esse projeto é embasado em vivências
pessoais e profissionais, e teoricamente alicerçado com trabalhos desenvolvidos
pelo Cortella e dois livros “As Cinco Linguagens do Amor da Criança”..... e “No
Mundo da Lua”, de Paulo Matos. De acordo com Cortella, a família é que deve se
ocupar da educação, porém uma parcela dos pais está perdida. Quando chega à escola, o aluno se depara pela
primeira vez com um ambiente com regras, daí explica-se parte do conflito. A
Escola de Pais objetiva ser uma forte aliada da educação dos filhos. Pais e
escola devem estar alinhados em suas atitudes, tendo objetivos comuns. Devem,
portanto, compartilhar o mesmo ideal, pois só assim, realmente estarão formando
e educando, superando conflitos e dificuldades, proporcionando ao educando, um caminho
livre para a aprendizagem efetiva. A programação da Escola de Pais está
estruturada em encontros que ocorrerão ao longo do ano letivo, com duração de
uma hora e meia em cada encontro. As reuniões deverão conter interação entre
pais e organizadores, interligando a teoria e a prática da educação cotidiana.
Resultados obtidos
ou esperados:
Com esse projeto estamos
conseguindo aumentar gradativamente a participação nas reuniões com pais.
Consideramos que a reunião não pode ser apenas um momento de informes, mas
também um espaço de acolhimento, sem “deixar toda a bola” da responsabilidade
pelas crianças para o professor. E, já podemos perceber
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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