quarta-feira, 25 de maio de 2016

Amarrar é um "nó"?!? O barbante como recurso pedagógico

Christine Luise Isberner

EMEIEF "Ayrton Senna da Silva"

2º ciclo inicial e final da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:
- Aperfeiçoar a coordenação motora fina - movimento de pinça;
- Adquirir autonomia para amarrar os calçados;
- Aprimorar a noção espacial.

Desenvolvimento do trabalho:
Observando a dificuldade das crianças para amarrar os cadarços de seus tênis e considerando a importância da coordenação motora fina, verificou-se a necessidade de desenvolver um trabalho, possibilitando a superação deste desafio. Pensando nisso, o barbante mostrou-se um material facilitador.
     
A aula começa com um aquecimento, já utilizando o barbante, para trabalhar a percepção corporal e espacial, com ênfase no movimento. São exploradas situações diferenciadas de movimentação do barbante, até chegar na construção de figuras com o mesmo. Utilizando-se de uma história para a compreensão dos movimentos com o barbante para executar um nó, cada aluno vai executando o seu, e uma vez que obteve sucesso, repete o exercício até terminar o barbante.
     
Havendo a boa compreensão de como fazer o nó, começa a execução do laço e seu aperfeiçoamento.


Resultados:
O resultado esperado é a autonomia da criança para amarrar os cadarços de seus calçados com eficiência e utilizar esta habilidade em outras situações de seu dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário