2º ciclo inicial e
final da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
- Aperfeiçoar a
coordenação motora fina - movimento de pinça;
- Adquirir
autonomia para amarrar os calçados;
- Aprimorar a noção
espacial.
Desenvolvimento do
trabalho:
Observando a dificuldade das crianças para
amarrar os cadarços de seus tênis e considerando a importância da coordenação
motora fina, verificou-se a necessidade de desenvolver um trabalho,
possibilitando a superação deste desafio. Pensando nisso, o barbante mostrou-se
um material facilitador.
A
aula começa com um aquecimento, já utilizando o barbante, para trabalhar a
percepção corporal e espacial, com ênfase no movimento. São exploradas
situações diferenciadas de movimentação do barbante, até chegar na construção
de figuras com o mesmo. Utilizando-se
de uma história para a compreensão dos movimentos com o barbante para executar
um nó, cada aluno vai executando o seu, e uma vez que obteve sucesso, repete o
exercício até terminar o barbante.
Havendo a boa compreensão de como fazer o nó,
começa a execução do laço e seu aperfeiçoamento.
Resultados:
O resultado esperado é a
autonomia da criança para amarrar os cadarços de seus calçados com eficiência e
utilizar esta habilidade em outras situações de seu dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário