2º ciclo final -
Educação Infantil
A escola tem papel social primordial no que se refere à realidade racial: reproduz as concepções de educação e cultura presentes na sociedade, mas também as cria e transforma.
O cotidiano pedagógico é entrelaçado de relações dos mais diversos aspectos. Uma característica evidenciada é "a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos, o que permite supor que a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para o silêncio e para a submissão (CAVALLEIRO, 1998, p.12). Neste cenário, o presente projeto tem a intenção de explorar a temática da cultura afro-brasileira e africana presente em obras de literatura infantil, bem como selecionar obras que representem a diversidade da população brasileira em obras de temática variada, sem estereótipos, possibilitando que as crianças construam um repertório positivo da cultura e da história afro-brasileira e, consequentemente, da população preta/negra.
Serão feitas rodas de história e conversa para conversar sobre valores, como respeito, amizade, diálogo e identidade, além de pontuar possíveis situações de xingamentos/apelidos/discriminações de qualquer espécie, fazendo com que as crianças exercitem a empatia, coloquem-se no lugar do outro e construam a ideia de que todos somos diferentes fisicamente, mas iguais em direitos, faremos desenhos livres e dirigidos, observação de características pessoais e imagens que representem pessoas de diferentes características étnico-raciais, gênero, peso, tamanho e hábitos de culturas diversas (exemplo: roupas, cabelos, etc.) e assistiremos vídeos, com o objetivo principal de construir referenciais para inserção dos princípios da educação das relações étnico-raciais e a construção de uma imagem positiva da população negra.
A escola tem papel social primordial no que se refere à realidade racial: reproduz as concepções de educação e cultura presentes na sociedade, mas também as cria e transforma.
O cotidiano pedagógico é entrelaçado de relações dos mais diversos aspectos. Uma característica evidenciada é "a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos, o que permite supor que a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para o silêncio e para a submissão (CAVALLEIRO, 1998, p.12). Neste cenário, o presente projeto tem a intenção de explorar a temática da cultura afro-brasileira e africana presente em obras de literatura infantil, bem como selecionar obras que representem a diversidade da população brasileira em obras de temática variada, sem estereótipos, possibilitando que as crianças construam um repertório positivo da cultura e da história afro-brasileira e, consequentemente, da população preta/negra.
Serão feitas rodas de história e conversa para conversar sobre valores, como respeito, amizade, diálogo e identidade, além de pontuar possíveis situações de xingamentos/apelidos/discriminações de qualquer espécie, fazendo com que as crianças exercitem a empatia, coloquem-se no lugar do outro e construam a ideia de que todos somos diferentes fisicamente, mas iguais em direitos, faremos desenhos livres e dirigidos, observação de características pessoais e imagens que representem pessoas de diferentes características étnico-raciais, gênero, peso, tamanho e hábitos de culturas diversas (exemplo: roupas, cabelos, etc.) e assistiremos vídeos, com o objetivo principal de construir referenciais para inserção dos princípios da educação das relações étnico-raciais e a construção de uma imagem positiva da população negra.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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