Primeiro Ciclo Inicial
Iniciamos o projeto para atender aos
interesses e necessidades das crianças do primeiro ciclo inicial, nos momentos
de leitura e contação das histórias infantis. Nesses momentos demos a
oportunidade do direito de escolha aos títulos a serem explorados, considerando
a leitura das imagens nas capas dos livros para estas indicações.
Acreditamos que
oportunizando e respeitando essas escolhas estaremos promovendo e atendendo a
curiosidade e desejos das crianças, tornando-as interessadas e participativas.
Sendo assim a
proposta de trabalho se inicia com a exposição do acervo disponível, e desta
forma as crianças indicam suas preferências e realizamos de uma a três leituras
contemplando as escolhas.
Os títulos cuja
temática tem relação com a sequência didática, procuramos repetir as leituras e
fazer um trabalho de exposição na sala como decoração e ao mesmo tempo de apreciação
para as crianças. A princípio as
crianças faziam suas escolhas e manuseavam sentadas no tapete ou no chão,
realizando trocas entre si; mas atualmente já procuram manusear o livro
sentados nas cadeiras ao redor mesa, demonstrando uma postura de leitor e um
grande cuidado com o livro.
Essa postura do
professor permite que as crianças possam participar de forma efetiva das escolhas,
sendo respeitadas em suas vontades.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário