segunda-feira, 9 de maio de 2016

O momento da leitura com respeito a criança

José Carlos da Silva, Elaine Mendes Gamarano, Patricia Dias de Souza Lici, Emillyn Rosa

Creche República Italiana

Primeiro Ciclo Inicial

Iniciamos o projeto para atender aos interesses e necessidades das crianças do primeiro ciclo inicial, nos momentos de leitura e contação das histórias infantis. Nesses momentos demos a oportunidade do direito de escolha aos títulos a serem explorados, considerando a leitura das imagens nas capas dos livros para estas indicações.

Acreditamos que oportunizando e respeitando essas escolhas estaremos promovendo e atendendo a curiosidade e desejos das crianças, tornando-as interessadas e participativas.
Sendo assim a proposta de trabalho se inicia com a exposição do acervo disponível, e desta forma as crianças indicam suas preferências e realizamos de uma a três leituras contemplando as escolhas.

Os títulos cuja temática tem relação com a sequência didática, procuramos repetir as leituras e fazer um trabalho de exposição na sala como decoração e ao mesmo tempo de apreciação para as crianças. A princípio as crianças faziam suas escolhas e manuseavam sentadas no tapete ou no chão, realizando trocas entre si; mas atualmente já procuram manusear o livro sentados nas cadeiras ao redor mesa, demonstrando uma postura de leitor e um grande cuidado com o livro.


Essa postura do professor permite que as crianças possam participar de forma efetiva das escolhas, sendo respeitadas em suas vontades.



A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário