Fernando Cezar da Silva Detogni, Edna Maria Martins
de Paiva Santos, Ivone do Nascimento
de Siqueira
2º ciclo inicial e
final da Educação Infantil
Objetivos:
- Resgatar a
importância do brincar no convívio escolar;
- Esclarecer aos
familiares o papel do brincar e do brinquedo;
- Explorar e
oportunizar às crianças, momentos de confecção de brinquedos e/ou jogos,
coletivamente.
Desenvolvimento do
trabalho:
Nos primeiros meses, percebemos que as
crianças traziam brinquedos de casa, no entanto,não os compartilhavam e/ou
esqueciam de trazê-los.
Partindo desta problemática, os
professores repensaram esse momento, desenvolvendo novas propostas
quinzenalmente (uma sexta-feira trazem o brinquedo de casa e na outra realizam
uma proposta diferenciada); dentre as novas propostas estão:
- confecção do
brinquedo com materiais não estruturados;
- construção de
jogos;
- dia do "brinquedos
sobre rodas" (trazer para a escola patinete, skate, bicicleta, tonquinha,
entre outros);
Resultados:
É um projeto que está em desenvolvimento,
no entanto, observamos que há maior envolvimento dos alunos, uma vez que eles
ajudam-se e colaboram uns com os outros na construção do brinquedo e do jogo. Atualmente
o interesse está maior no dia da construção, do que em trazer o brinquedo de casa.
Os pais também estão avaliando
satisfatoriamente, pois percebem o quanto seus filhos estão envolvidos e sempre
curiosos com as novas propostas.
Observamos que aos poucos, as intervenções
realizadas pelos professores diminuíram, pois as crianças começaram a
socializar os brinquedos trazidos de casa ou confeccionados na escola.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário