Fernando Cezar da Silva Detogni, Rosemeire Duarte
Silveira Fernandes, Tatiana Zanini da
Silva Patiño
EMEIEF "Ayrton Senna da Silva"
1º ao 5º ano do
Ensino Fundamental
Durante o desenvolvimento
deste projeto, percebeu-se avanços na maioria dos alunos.
- Construir um
jornal a partir da sua função social real;
- Agrupar os alunos,
segundo suas necessidades pedagógicas;
- Avançar na
produção oral e escrita;
- Conhecer os
gêneros textuais trabalhados no jornal;
- Aprofundar as
características dos gêneros desenvolvidos em cada agrupamento;
- Reconhecer as
finalidades dos textos lidos, percebendo seus diferentes propósitos.
Desenvolvimento do
trabalho:
O projeto visa realizar um agrupamento
entre os alunos do 1º ciclo e entre os alunos do 2º ciclo, em parceria com a
Professora de Flexibilização da Unidade Escolar.
Os alunos foram agrupados de acordo com os
seus saberes, tendo como desafio a elaboração de um jornal para a escola (a
ênfase não foi dada à dificuldade do aluno, mas à construção do jornal).
O
jornal será composto por cadernos, que foram organizados pelos professores, de
modo a atender as necessidades pedagógicas dos alunos.
Para cada caderno, foi realizado uma
atividade sequenciada, que tiveram como foco o trabalho com um gênero textual,
com o objetivo dos alunos avançarem na leitura e na escrita.
Resultado:
Primeiramente observamos que as crianças
estão envolvidas nos agrupamentos, uma vez que os mesmos tem clareza de que
estão produzindo algo que será socializado para os seus familiares (função
social da escrita).
Com os agrupamentos, os professores puderam
realizar intervenções mais pontuais, mesmo porque contaram com uma professora a
mais no grupo (professora de flexibilização).
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário