Primeiro
Ciclo/Inicial e Final/Educação Infantil
O brincar vem ocupando progressivamente maior espaço físico e temporal
na Unidade Escolar. Consequentemente as crianças estão construindo com grande
intensidade seus saberes e os adultos, ao sentirem-se parte deste processo
estão compreendendo a importância e a urgência do brincar sem direção, mas
com interação no cotidiano da educação infantil.
O projeto visa promover a Creche
Professora Nancy Andreoli como um território do brincar e oportunizar à toda a
comunidade escolar vivências brincantes, caracterizando a brincadeira como
linguagem e cultura; tesouro afetivo de crianças e adultos, capaz de
desenvolver as potencialidades de cada ser em construção.
O processo se
iniciou a partir de reflexões em nossas reuniões pedagógicas e reuniões de
organização de trabalho sobre a aprendizagem na educação infantil estar
diretamente ligada aos processos e interações do brincar.
A equipe
compartilhou então, durante os sábados letivos experiências e vivências
brincantes com as famílias e funcionários estreitando laços e promovendo uma
rede de brincantes no ambiente da Unidade Escolar. A brincadeira então
passou a permear diversas vivências de adultos e crianças na Creche com: Resgate de
brincadeiras tradicionais com adultos dos diversos setores em reuniões; Ressignificação do
espaço externo que passou a ser chamado de quintalzinho da Nancy Formações sobre o
brincar; Intensificação do
uso de materiais não estruturados Constante
reestruturação/reorganização de espaços e tempos na Unidade Escolar Criação e
apropriação de crianças e adultos do "Espaço do Aconchego"
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário