terça-feira, 5 de abril de 2016

Brincar, Brinquedo, Brincante

Eliane Chagas da Silva/Sueli Lopes

Creche Professora Nancy Andreoli

Primeiro Ciclo/Inicial e Final/Educação Infantil

O projeto visa promover a Creche Professora Nancy Andreoli como um território do brincar e oportunizar à toda a comunidade escolar vivências brincantes, caracterizando a brincadeira como linguagem e cultura; tesouro afetivo de crianças e adultos, capaz de desenvolver as potencialidades de cada ser em construção.

O processo se iniciou a partir de reflexões em nossas reuniões pedagógicas e reuniões de organização de trabalho sobre a aprendizagem na educação infantil estar diretamente ligada aos processos e interações do brincar.

A equipe compartilhou então, durante os sábados letivos experiências e vivências brincantes com as famílias e funcionários estreitando laços e promovendo uma rede de brincantes no ambiente da Unidade Escolar. A brincadeira então passou a permear diversas vivências de adultos e crianças na Creche com: Resgate de brincadeiras tradicionais com adultos dos diversos setores em reuniões; Ressignificação do espaço externo que passou a ser chamado de quintalzinho da Nancy Formações sobre o brincar; Intensificação do uso de materiais não estruturados Constante reestruturação/reorganização de espaços e tempos na Unidade Escolar Criação e apropriação de crianças e adultos do "Espaço do Aconchego"

O brincar vem ocupando progressivamente maior espaço físico e temporal na Unidade Escolar. Consequentemente as crianças estão construindo com grande intensidade seus saberes e os adultos, ao sentirem-se parte deste processo estão compreendendo a importância e a urgência do brincar sem direção, mas com interação no cotidiano da educação infantil. 


A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário