terça-feira, 5 de abril de 2016

Ensinando matemática na Educação Infantil

Ana Paula M. Dos Anjos Novo e Rosana Perez Malfatti

Creche Profª Sandra Cristina da Silva

1º Ciclo Educação Infantil

A criança, desde o nascimento está inserida em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Já estão em contato com a Matemática em seu dia-a-dia, e isso ocorre quando exploram seus brinquedos e diferentes objetos, quando interagem com as pessoas, se relacionam, organizam e até classificam os diversos materiais. Este é o princípio do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

A Educação Infantil representa uma etapa muito importante no processo de ensino e aprendizagem na vida dos alunos. As noções matemáticas como contar, estabelecer relações quantitativas e espaciais dentre outras, são construídas pelas crianças através de interação com o meio, os objetos e através das relações interpessoais. Existem muitas formas de conceber o trabalho com a Matemática na Educação Infantil que está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizam o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a Matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos números, com o registro no papel, pode colocar em contato com a Matemática criança de todas as idades desde bebês, o ensino deve acontecer sem  imposição. 

As brincadeiras aqui sugeridas foram: percurso corporal com dados e formas geométricas, calendários, jogos da memória e de encaixes, blocos Lógicos,  contagens  diárias, pesos e medidas, cores e formas. Com as diferentes propostas de vivências as crianças experimentaram uma variedade de possibilidades no trabalho com a Matemática.




A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário