1º Ciclo Educação
Infantil
A Educação Infantil representa uma etapa muito importante no processo de
ensino e aprendizagem na vida dos alunos. As noções matemáticas como contar,
estabelecer relações quantitativas e espaciais dentre outras, são construídas
pelas crianças através de interação com o meio, os objetos e através das
relações interpessoais. Existem muitas formas de conceber o trabalho com a
Matemática na Educação Infantil que está presente na arte, na música, em
histórias, na forma como organizam o pensamento, nas brincadeiras e jogos
infantis. O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a
Matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos
números, com o registro no papel, pode colocar em contato com a Matemática
criança de todas as idades desde bebês, o ensino deve acontecer sem imposição.
As brincadeiras aqui sugeridas foram: percurso corporal com dados e formas geométricas, calendários, jogos da memória e de encaixes, blocos Lógicos, contagens diárias, pesos e medidas, cores e formas. Com as diferentes propostas de vivências as crianças experimentaram uma variedade de possibilidades no trabalho com a Matemática.
A criança, desde o nascimento está
inserida em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte
integrante. Já estão em contato com a Matemática em seu dia-a-dia, e isso
ocorre quando exploram seus brinquedos e diferentes objetos, quando interagem
com as pessoas, se relacionam, organizam e até classificam os diversos
materiais. Este é o princípio do desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático.
As brincadeiras aqui sugeridas foram: percurso corporal com dados e formas geométricas, calendários, jogos da memória e de encaixes, blocos Lógicos, contagens diárias, pesos e medidas, cores e formas. Com as diferentes propostas de vivências as crianças experimentaram uma variedade de possibilidades no trabalho com a Matemática.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário