segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Arte e matemática

Sandra Regina G. da Silva Bizon  e Valquiria Domingues

Creche João de Deus 

1º Ciclo Final

OBJETIVO
Apresentar as crianças formas geométricas básicas planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo), seus respectivos nomes e sua aplicação, bem como apresentar a vida e obra de Tarsila do Amaral, suas formas  presentes em nosso cotidiano e nas manifestações artísticas.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
 Durante o processo apresentamos a artista e suas obras tendo como objetivo que as crianças observassem se a mesma utilizava formas geométricas em suas pinturas,  destacando fragmentos para as releituras: na obra "A GARE" -  o Bonde, na qual chamaram de "Trenzinho".  Em "O PESCADOR - as casas que fazem o fundo da pintura. Em "SÃO PAULO" (1924) - uma árvore de copa circular. Em "CARNAVAL EM MADUREIRA" - a representação da Torre Eiffel realizada pela artista e para finalizar apresentamos "A BONECA" reproduzindo a saia  dobrando um círculo ao meio.
Foram destacadas as cores e combinações que a artista utilizou, tentando reproduzir as releituras.
A técnica predominante foi a colagem. As crianças passaram a perceber as formas, mesmo sem saber nomeá-las e juntá-las na tentativa de reproduzir fragmentos das obras de Tarsila do Amaral. Manusearam blocos lógicos e por meio de brincadeiras como "Chefinho Mandou", realizamos tentativas de localizar as formas pedidas pela professora. Trabalhamos com as formas, uma a uma, sugerindo que criassem algo. Algumas crianças reproduziram o que viam, chegando o mais próximo possível da obra, enquanto outras se utilizavam das formas de modo aleatório.

Este trabalho despertou a curiosidade, criatividade e a sensibilidade que são inerentes a todos os seres humanos, deixando claro que basta um incentivo para despertar o artista que existe dentro de cada um de nós.




A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário