Adriana Pereira da Silva e
Valdirene Maria da Luz
Creche Irmã Rosina da Silva
Creche Irmã Rosina da Silva
1º Ciclo Final
OBJETIVO
Organizar a partir de uma concepção
crítica e libertadora (Freiriana), a qual reconhece a identidade das crianças,
enquanto agentes históricos, participantes de um mundo estruturado numa
organização desigual.
DESENVOLVIMENTO
DO TRABALHO:
O trabalho foi sistematizado a partir
das situações limites expressas pelo coletivo infantil, que iniciou na
dificuldade em se reconhecer e reconhecer o próximo. Isso foi observado pelas
disputas que eram algo presente. Tais situações foram capturadas nas expressões
corporais, nas falas significativas e nos gestos., levando a temas geradores:
a) Todos tem o direito à vida, um
estudo sobre os insetos. Essa reflexão nos colocou análises em defesa da vida, em que o movimento, a
imaginação pelo jogo simbólico, a expressão oral, artística deram condições
para o processo de ensino e aprendizagem.
b) Brincando e se encantando: um
trabalho organizado pela leitura da situação limite apontado pelo desejo de
competir e consumir, além da dificuldade em pensar a vida de forma coletiva,
nas brincadeiras. Essa organização educativa tem como elemento estruturante o
diálogo que é investigativo, problematizador, apreciador e ético.
Essa concepção firmada no diálogo
reconhece as necessidades, expectativas, interesse e desenvolvimento das
crianças, todo o trabalho é desenvolvido com a criança como centro do processo.
O trabalho marca-se por uma rotina em
que essas questões tratadas são respeitadas e isso acontece por experiências,
em que a negatividade à vida sempre é expressa e observada, além de ser tratada
pelos jogos de imaginação, ludicidade e movimento, tendo como resultado o investimento
em concepção de valorização da vida, respeito ao próximo e natureza, refletindo
no ambiente escolar e familiar.
A REDE EM RODA 2015
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

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