segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Reinventando a vida pelo diálogo, imaginação e brincadeira

Adriana Pereira da Silva e Valdirene Maria da Luz

Creche Irmã Rosina da Silva

1º Ciclo Final 

OBJETIVO
Organizar a partir de uma concepção crítica e libertadora (Freiriana), a qual reconhece a identidade das crianças, enquanto agentes históricos, participantes de um mundo estruturado numa organização desigual.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
O trabalho foi sistematizado a partir das situações limites expressas pelo coletivo infantil, que iniciou na dificuldade em se reconhecer e reconhecer o próximo. Isso foi observado pelas disputas que eram algo presente. Tais situações foram capturadas nas expressões corporais, nas falas significativas e nos gestos., levando a temas geradores:
a) Todos tem o direito à vida, um estudo sobre os insetos. Essa reflexão nos colocou análises  em defesa da vida, em que o movimento, a imaginação pelo jogo simbólico, a expressão oral, artística deram condições para o processo de ensino e aprendizagem.
b) Brincando e se encantando: um trabalho organizado pela leitura da situação limite apontado pelo desejo de competir e consumir, além da dificuldade em pensar a vida de forma coletiva, nas brincadeiras. Essa organização educativa tem como elemento estruturante o diálogo que é investigativo, problematizador, apreciador e ético.

Essa concepção firmada no diálogo reconhece as necessidades, expectativas, interesse e desenvolvimento das crianças, todo o trabalho é desenvolvido com a criança como centro do processo.


O trabalho marca-se por uma rotina em que essas questões tratadas são respeitadas e isso acontece por experiências, em que a negatividade à vida sempre é expressa e observada, além de ser tratada pelos jogos de imaginação, ludicidade e movimento, tendo como resultado o investimento em concepção de valorização da vida, respeito ao próximo e natureza, refletindo no ambiente escolar e familiar.




A REDE EM RODA 2015

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário