Professora Bruna Fernanda Silva
EMEIEF José Maria Sestilio Mattei
EMEIEF José Maria Sestilio Mattei
1º ano - Ensino Fundamental
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático pelo uso de materiais manipuláveis
A professora apresentou dois jogos matemáticos:

1º Jogo: Calculadora de adição com garrafa pet
A calculadora é feita com garrafa pet, sendo que a base é 10. A criança coloca a quantidade de pinos de um lado da conta, coloca o dedo no sinal de mais e do outro a segunda parte da operação, depois retira o suporte e tem o resultado, como mostra a foto.
2º Jogo: Jogo de percurso adição e subtração
O jogo consiste em a criança jogar o dado que tem quatro cores diferentes e em dois lados as quatro cores juntas. A partir da cor que jogou, a criança retira o envelope e resolve a operação, por cálculo mental ou utilizando tampinhas/palitos. Um jogador definido previamente fica com a tabela de respostas e será o líder neste momento. Esta dinâmica é revezada posteriormente.
As operações inicialmente são de adição e subtração, o que para os outros anos podem ser adaptadas com os demais algoritmos (multiplicação e divisão).
Um dos objetivos do jogo é chegar ao centro com as quatro tampinhas das do percurso de quatro cores.
Durante a apresentação:
Alguns professores sugeriram variações e levantaram ideias de tornar os jogos oportunizando um grau de complexidade maior para atender as expectativas e interesses dos alunos mais velhos.
Ressaltaram ainda que esta prática deveria ser inserida na rotina dos professores de maneira mais efetiva, pois cria contextos de troca de saberes, cooperação e respeito entre o grupo.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático pelo uso de materiais manipuláveis
A professora apresentou dois jogos matemáticos:

1º Jogo: Calculadora de adição com garrafa pet
A calculadora é feita com garrafa pet, sendo que a base é 10. A criança coloca a quantidade de pinos de um lado da conta, coloca o dedo no sinal de mais e do outro a segunda parte da operação, depois retira o suporte e tem o resultado, como mostra a foto.
2º Jogo: Jogo de percurso adição e subtração
O jogo consiste em a criança jogar o dado que tem quatro cores diferentes e em dois lados as quatro cores juntas. A partir da cor que jogou, a criança retira o envelope e resolve a operação, por cálculo mental ou utilizando tampinhas/palitos. Um jogador definido previamente fica com a tabela de respostas e será o líder neste momento. Esta dinâmica é revezada posteriormente.
As operações inicialmente são de adição e subtração, o que para os outros anos podem ser adaptadas com os demais algoritmos (multiplicação e divisão).
Um dos objetivos do jogo é chegar ao centro com as quatro tampinhas das do percurso de quatro cores.
Durante a apresentação:
Alguns professores sugeriram variações e levantaram ideias de tornar os jogos oportunizando um grau de complexidade maior para atender as expectativas e interesses dos alunos mais velhos.
Ressaltaram ainda que esta prática deveria ser inserida na rotina dos professores de maneira mais efetiva, pois cria contextos de troca de saberes, cooperação e respeito entre o grupo.
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