Professoras Andrea de Sousa Araújo e Regina C. P. de Martini
EMEIEF Professora Yvonne Zahir
EMEIEF Professora Yvonne Zahir
Ensino Fundamental
Objetivos:
Hoje em dia, os alunos chegam à escola com uma quantidade muito grande de informações obtidas por meio da tecnologia, dos jogos eletrônicos e dos meios de comunicação de massa. E é óbvio que esta forma de aprender é muito mais prazerosa! Mas, nem sempre as crianças conseguem transformar essas informações em conhecimento. Neste contexto, o professor atual tem dois desafios diários: o de encontrar estratégias mais prazerosas e eficazes para desenvolver os conteúdos e, além disso, atender as necessidades individuais de seus alunos em salas numerosas.
Partindo desta realidade, decidimos reagrupar as crianças das salas dos segundos anos A e B, em grupos menores, de acordo com as fases de aprendizagem próximas. Optamos, então pela utilização dos jogos como estratégia para envolver os alunos de forma lúdica e prazerosa e desenvolver os conteúdos pertinentes à área de matemática.
Num primeiro momento os alunos brincavam e exploravam os jogos que, em outro momento, serviriam de suporte para desenvolver os conteúdos matemáticos. Todos os alunos tinham acesso ao mesmo jogo, porém as atividades posteriores eram planejadas e propostas especificamente para superar as dificuldades e desenvolver o raciocínio lógico de cada grupo.
Ao finalizar o ano, temos a certeza de que o trabalho com os reagrupamentos foi essencial para que cada criança tivesse a oportunidade de superar as dificuldades e se sentir capaz de aprender independente da fase de conhecimento em que estava.
Objetivos:
- Trabalhar as noções matemáticas de forma prazerosa e lúdica;
- Reagrupar os alunos de forma a atender as necessidades específicas de cada grupo.
Hoje em dia, os alunos chegam à escola com uma quantidade muito grande de informações obtidas por meio da tecnologia, dos jogos eletrônicos e dos meios de comunicação de massa. E é óbvio que esta forma de aprender é muito mais prazerosa! Mas, nem sempre as crianças conseguem transformar essas informações em conhecimento. Neste contexto, o professor atual tem dois desafios diários: o de encontrar estratégias mais prazerosas e eficazes para desenvolver os conteúdos e, além disso, atender as necessidades individuais de seus alunos em salas numerosas.
Partindo desta realidade, decidimos reagrupar as crianças das salas dos segundos anos A e B, em grupos menores, de acordo com as fases de aprendizagem próximas. Optamos, então pela utilização dos jogos como estratégia para envolver os alunos de forma lúdica e prazerosa e desenvolver os conteúdos pertinentes à área de matemática.
Num primeiro momento os alunos brincavam e exploravam os jogos que, em outro momento, serviriam de suporte para desenvolver os conteúdos matemáticos. Todos os alunos tinham acesso ao mesmo jogo, porém as atividades posteriores eram planejadas e propostas especificamente para superar as dificuldades e desenvolver o raciocínio lógico de cada grupo.
Ao finalizar o ano, temos a certeza de que o trabalho com os reagrupamentos foi essencial para que cada criança tivesse a oportunidade de superar as dificuldades e se sentir capaz de aprender independente da fase de conhecimento em que estava.
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