Professora Elaine Cristina de Souza Eira
EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti
EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti
2º ano do Ensino Fundamental
Objetivo: criar contextos significativos de aprendizagem matemática.
Frequentando o curso do PNAIC, me interessei pelos jogos e lembrei que tinha um livro de matemática voltado para os jogos. Selecionei alguns jogos que eram para a faixa etária dos meus alunos, considerando interesses e necessidades a serem contemplados.
Confeccionei e realizei junto com as crianças os jogos, primeiramente informando quais eram as regras dos jogos e como deveriam ser jogados. Foi uma experiência muito boa, os alunos se mostraram bastante interessados.
O jogo facilitou no avanço e entendimento de alguns conteúdos, como adição e dezena, além de outras questões como ganhar, perder e aguardar sua vez para jogar.
Conceitos aprendidos de forma prazerosa e desafiadora.
O que caracteriza o jogo como contexto de aprendizagem escolar é que na escola, diferentemente da vida social, o jogo não se encerra em si mesmo, não se justifica apenas pelo seu aspecto lúdico e, sim, é parte de uma sequência intencional de ensino, que contextualiza a resolução de problemas e o desenvolvimento de estratégias que se relacionam com o desenvolvimento de aprendizagens importantes de uma determinada etapa, que respeita os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, mas se compromete com o avanço de todos e a conquista de um conjunto compartilhado de saberes.
E isso só é possível com a intervenção atenta e cuidadosa de um professor que sabe aonde quer chegar.
Jogos utilizados: Dominó (sequência, número e quantidade), Cobre Tabuleiro (adição com desafios), Passinho para frente (adição e subtração), Bingo (antecessor, sucessor e entre números), Dado com tampinhas (sequência numérica, quantidades, base).
Objetivo: criar contextos significativos de aprendizagem matemática.
Frequentando o curso do PNAIC, me interessei pelos jogos e lembrei que tinha um livro de matemática voltado para os jogos. Selecionei alguns jogos que eram para a faixa etária dos meus alunos, considerando interesses e necessidades a serem contemplados.
Confeccionei e realizei junto com as crianças os jogos, primeiramente informando quais eram as regras dos jogos e como deveriam ser jogados. Foi uma experiência muito boa, os alunos se mostraram bastante interessados.
O jogo facilitou no avanço e entendimento de alguns conteúdos, como adição e dezena, além de outras questões como ganhar, perder e aguardar sua vez para jogar.
Conceitos aprendidos de forma prazerosa e desafiadora.
O que caracteriza o jogo como contexto de aprendizagem escolar é que na escola, diferentemente da vida social, o jogo não se encerra em si mesmo, não se justifica apenas pelo seu aspecto lúdico e, sim, é parte de uma sequência intencional de ensino, que contextualiza a resolução de problemas e o desenvolvimento de estratégias que se relacionam com o desenvolvimento de aprendizagens importantes de uma determinada etapa, que respeita os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, mas se compromete com o avanço de todos e a conquista de um conjunto compartilhado de saberes.
E isso só é possível com a intervenção atenta e cuidadosa de um professor que sabe aonde quer chegar.
Jogos utilizados: Dominó (sequência, número e quantidade), Cobre Tabuleiro (adição com desafios), Passinho para frente (adição e subtração), Bingo (antecessor, sucessor e entre números), Dado com tampinhas (sequência numérica, quantidades, base).
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