Professor Sérgio Carvalho de Oliveira
EMEIEF Professor José do Prado Silveira
EMEIEF Professor José do Prado Silveira
3º, 4º e 5º ano
A Educação Física passou, ao longo dos anos, por momentos de indefinição, afetando sua identidade e causando a desvalorização da disciplina, bem como, do professor que atua na área. Ainda, a disciplina é vista por pais, demais professores e alunos como, momento de brincar, oportunidade de sair da sala de aula, jogar futebol e outros.
Por isso, nosso objetivo, por meio de atividades diversas, foi reavaliar e redimensionar com os alunos a aula de Educação Física. Além das aulas diárias, utilizamos seminários teóricos/práticos para alunos do 3º, 4º e 5º ano, o Judô foi incluído como atividade no programa Mais Educação. Organizamos acompanhamento semestral da avaliação física (peso, medida, condição física nas atividades) dos alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Os alunos maiores socializaram com seus respectivos grupos, a brincadeira ou a prática esportiva escolhida. Vivenciaram o papel do professor, experimentando aspectos positivos, como ensinar os colegas e alguns aspectos não tão fáceis de administrar, quando alguns colegas mostravam indisciplina ou não entendiam as regras propostas. As aulas de Judô, no programa Mais Educação, trouxe por si só disciplina aos alunos, respeito e valorização por si e pelo outro. Foi um exercício de aprender a perder, também.
Não só os alunos, mas pais e demais professores começaram a ter um olhar produtivo pela aula e pelo profissional de Educação Física. Com isso, foi possível uma parceria entre os envolvidos. As crianças aprenderam a trabalhar em grupo, tiveram avanços no campo da criatividade, da oralidade e no repertório motor.
A Educação Física passou, ao longo dos anos, por momentos de indefinição, afetando sua identidade e causando a desvalorização da disciplina, bem como, do professor que atua na área. Ainda, a disciplina é vista por pais, demais professores e alunos como, momento de brincar, oportunidade de sair da sala de aula, jogar futebol e outros.
Por isso, nosso objetivo, por meio de atividades diversas, foi reavaliar e redimensionar com os alunos a aula de Educação Física. Além das aulas diárias, utilizamos seminários teóricos/práticos para alunos do 3º, 4º e 5º ano, o Judô foi incluído como atividade no programa Mais Educação. Organizamos acompanhamento semestral da avaliação física (peso, medida, condição física nas atividades) dos alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Os alunos maiores socializaram com seus respectivos grupos, a brincadeira ou a prática esportiva escolhida. Vivenciaram o papel do professor, experimentando aspectos positivos, como ensinar os colegas e alguns aspectos não tão fáceis de administrar, quando alguns colegas mostravam indisciplina ou não entendiam as regras propostas. As aulas de Judô, no programa Mais Educação, trouxe por si só disciplina aos alunos, respeito e valorização por si e pelo outro. Foi um exercício de aprender a perder, também.
Não só os alunos, mas pais e demais professores começaram a ter um olhar produtivo pela aula e pelo profissional de Educação Física. Com isso, foi possível uma parceria entre os envolvidos. As crianças aprenderam a trabalhar em grupo, tiveram avanços no campo da criatividade, da oralidade e no repertório motor.
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