terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pequenos curiosos no Mundo de Beakman

Professora Célia Aparecida Silva, Maria Helena Baldin Conte (ADI) e Heolísa Ferreira Silva (AADI)
EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti

1º Ciclo Final - Educação Infantil

Observar, registrar e comprovar hipóteses. Esse é o caminho para iniciação científica.

Como parte do RCN, as disciplinas que, em conjunto, formam o que chamamos de ciência, se destacam como um eixo que enriquece outras áreas curriculares.

Nesse caso, tanto a biologia, quanto a física ou a química devem contribuir para o desenvolvimento de valores, comportamentos sociais e atitudes científicas, possibilitando a ampliação da curiosidade, criatividade, espírito crítico, flexibilidade de pensamento, respeito, cooperação e autoconfiança.

E assim, a partir de algumas experiências (com os elementos da natureza e outros) os alunos da EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti puderam agir e construir seu próprio conhecimento, criando relações, testando hipóteses e refletindo, tendo a oportunidade de estruturar o pensamento constantemente.

Para dar mais significado às experiências, contamos com a participação especial do personagem “Beakman”, o que torna nossos experimentos práticos e lúdicos, instigando a imaginação, bem como a exploração, observação e análise de aspectos que mais tarde favorecerão a assimilação das ciências.

Experiências: Plantio do Feijãozinho, Afunda ou não afunda, Ora afunda ora não afunda, Experiência com o ar (bexiga, seringa, língua de sogra, copo na água), Ovo pelado, Misturam ou não? (óleo, álcool e água) e (leite, anilina e detergente), Tenção superficial (pimenta, água e detergente) e (água palitos e detergente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário