Assistente Pedagógica Valquíria Bertuzzi Veronesi e Diretora Regina Célia Molan
EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti
EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti
Tendo como grande desafio a participação das famílias na escola, realizamos várias discussões e reflexões com o grupo de profissionais da Unidade, levantando possibilidades de atrair e envolver as famílias em diversos momentos, inclusive repensando assuntos polêmicos, como por exemplo as datas comemorativas. Nosso foco foi efetivar a parceria das famílias com a escola, considerando a cultura da infância para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Através de pesquisas para a caracterização da comunidade, reunimos dados que nos alertaram para as reais necessidades das crianças: o que fazem, o que não fazem, onde e como brincam, quais atividades realizam com seus familiares, quais os espaços para a cultura da infância, entre outros.
Com a participação das famílias na vida escolar dos filhos há muito mais chances de que eles se comprometam, assumam responsabilidades, se envolvam, e consequentemente, tenham melhor desempenho nos estudos. Esse desafio valeu a pena e os resultados foram surpreendentes.
Considerando que é comum a escola se queixar da ausência da família e vice-versa, nosso desafio foi que essa relação se efetivasse com as seguintes ações:
Através de pesquisas para a caracterização da comunidade, reunimos dados que nos alertaram para as reais necessidades das crianças: o que fazem, o que não fazem, onde e como brincam, quais atividades realizam com seus familiares, quais os espaços para a cultura da infância, entre outros.
Com a participação das famílias na vida escolar dos filhos há muito mais chances de que eles se comprometam, assumam responsabilidades, se envolvam, e consequentemente, tenham melhor desempenho nos estudos. Esse desafio valeu a pena e os resultados foram surpreendentes.
Considerando que é comum a escola se queixar da ausência da família e vice-versa, nosso desafio foi que essa relação se efetivasse com as seguintes ações:
- Acolhimento/estreitamento de vínculos;
- Construção do PPP com a participação das famílias/membros do conselho/funcionários;
- Reunião com pais: levantando expectativas e como contribuir;
- Atendimentos/Orientações/Esclarecimentos;
- Conselho de Escola (maior envolvimento/mães e pais colaboradores);
- Festas e Aulas passeio;
- Melhorias na Comunicação: Cronograma do semestre, bilhetes, cartazes, boca a boca;
- Mostra Permanente (das produções / trabalhos com as crianças);
- Encontros mensais e de curta duração;
- Encontros informativos, homenagens, copa/junina, vivência e convivência - valorização da infância - homenagens às famílias e seus representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário