Professora Adriana Maria Biaggio Frenham
EMEIEF Homero Thon
EMEIEF Homero Thon
3º ano do Ensino Fundamental
Com o objetivo principal de proporcionar situações didáticas favoráveis à compreensão do funcionamento do Sistema de Numeração Decimal e das operações matemáticas de adição e subtração, a atividade consistiu em uma sequência de jogos que levaram os alunos a explorarem situações-problema envolvendo contagem, produção de escrita numérica, observação de regularidades presentes no sistema, desenvolvimento de estratégias para cálculo (mental e escrito).
Foram utilizados materiais diferenciados através de kits com cartões para a composição e decomposição numérica, Material Dourado para quantificação e contagem; Jogo “Nunca Dez” funcionando como um ábaco e Jogo “Faça o Maior Número”.
Na sequência outros jogos foram inseridos como forma de favorecer a reflexão sobre os processos de resolução de cálculos no campo aditivo, envolvendo a adição e a subtração, como Jogo das “50 Fichas”, Jogo “Tira Fichas”, Jogo do Ônibus, Jogos da Velha de Adição e Subtração.
Como parte deste processo tivemos a Gincana da Matemática – Copa dos Números que envolveu várias brincadeiras que traziam os conteúdos matemáticos em questão para um universo lúdico e socialmente funcional.
Foram utilizados materiais diferenciados através de kits com cartões para a composição e decomposição numérica, Material Dourado para quantificação e contagem; Jogo “Nunca Dez” funcionando como um ábaco e Jogo “Faça o Maior Número”.
Na sequência outros jogos foram inseridos como forma de favorecer a reflexão sobre os processos de resolução de cálculos no campo aditivo, envolvendo a adição e a subtração, como Jogo das “50 Fichas”, Jogo “Tira Fichas”, Jogo do Ônibus, Jogos da Velha de Adição e Subtração.
Como parte deste processo tivemos a Gincana da Matemática – Copa dos Números que envolveu várias brincadeiras que traziam os conteúdos matemáticos em questão para um universo lúdico e socialmente funcional.
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| Gincana da Matemática: "Jogo das Argolas" | Gincana da Matemática: Jogo "Nunca Dez" |


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