quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Produção de texto: como intervir para obter melhores resultados?

Professora Sheila de Oliveira Almeida Torres
EMEIEF Homero Thon

Realizamos uma proposta para qualificar e ampliar o repertório das produções de texto dos alunos do 4º ano, foram trabalhados os gêneros específicos da série com uma didática visando a construção coletiva e o desenvolvimento individual.

Para iniciar os trabalhos, realizamos uma sondagem para quantificar as necessidades da sala quanto a ortografia, gramática, pontuação, organização textual, coesão e coerência. A partir dos resultados, partimos do ponto em que havia o maior número de crianças com dificuldades, que no caso foi pontuação e organização textual.

Dentro das atividades propostas para sanar tais dificuldades tivemos: escrita seguindo um roteiro para a organização de parágrafos, fichas plastificadas com textos dos alunos para pontuarem com caneta hidrocor, quadro de conectivos, quadro com dicas de produção textual, ilustração com xilogravuras, cartazes com personagens para criação de diálogos, exposição oral, correção coletiva com o auxílio de projetor multimídia.

Contudo, tivemos grandes avanços na compreensão da escrita, dando mais clareza e estética aos textos produzidos pelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário