sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Motricidade, jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento

Professor Esp. Claudio Aparecido de Sousa
EMEIEF Carolina Maria de Jesus

Sabemos que a Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Para Ferreiro (2001), a psicogênese realiza um processo de recontar a escrita, para a autora esse processo irá se constituindo pelos caminhos da formação do símbolo (imitação, jogo simbólico, desenho), caminhos que se intensificarão com o lúdico, a brincadeira e o jogo. A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor, movimenta-se.

O processo de adaptação do indivíduo ao ambiente está relacionado à memória e experiências vivenciadas. Brincar é um ato social que permite uma comunicação através de gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a criança tem a oportunidade de expressar o que esta sentindo ou necessitando, daí a importância do faz de conta. (Freire, 1989).

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