Professora Rosalda Rolim Gregorio e ADI Eliana Santos
Creche Monsenhor João do Rego Cavalcanti
Creche Monsenhor João do Rego Cavalcanti
1º Ciclo Final
Este projeto tem como objetivo ressaltar a importância das artes na Educação Infantil, esperando contribuir para a aprendizagem e os experimentos e, principalmente, colaborar com o desenvolvimento físico, social-cognitivo, afetivo e cultural de nossas crianças.
A arte e seus elementos estão presentes no dia a dia desses “pequenos” como, por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos. As artes têm o poder de conduzir essas crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.
Trabalhando a vários anos em creche, pude vivenciar o interesse das crianças pequenas pelas obras de pintores, tanto clássicos como contemporâneos.
Neste ano, nossa turma intitulada “Girassol” deu a oportunidade de trabalharmos Van Gogh e suas obras.
Como estratégias de aprendizagem, foi propiciado que as crianças apreciassem as obras em livros, filmes e desenho animado.
Foi possível perceber que aos poucos vão identificando as obras em diferentes contextos. Reconhecem as cores, identificam sentimentos nas obras, como tristeza e alegria.
Nas situações de aprendizagens, foi proposto a obra “O quarto” em maquete. Utilizamos materiais recicláveis como papelão e jornal.
Será realizado trabalho com a releitura coletiva do quadro “Noite Estrela” onde será utilizada a técnica de pintura em tela.
Ainda como situação de aprendizagem nas diferentes linguagens, será utilizada a técnica de “pintura de terra” para a releitura dos girassóis.
Através dos registros, pretendemos socializar com outras professoras da rede.
Magia, descobertas, aventuras... são os sentimentos que estamos vivenciando com o projeto.
O ato de expressar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem artística, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança. A criança ao expressar-se artisticamente desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.
Este projeto tem como objetivo ressaltar a importância das artes na Educação Infantil, esperando contribuir para a aprendizagem e os experimentos e, principalmente, colaborar com o desenvolvimento físico, social-cognitivo, afetivo e cultural de nossas crianças.
A arte e seus elementos estão presentes no dia a dia desses “pequenos” como, por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos. As artes têm o poder de conduzir essas crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.

Neste ano, nossa turma intitulada “Girassol” deu a oportunidade de trabalharmos Van Gogh e suas obras.
Como estratégias de aprendizagem, foi propiciado que as crianças apreciassem as obras em livros, filmes e desenho animado.
Foi possível perceber que aos poucos vão identificando as obras em diferentes contextos. Reconhecem as cores, identificam sentimentos nas obras, como tristeza e alegria.
Nas situações de aprendizagens, foi proposto a obra “O quarto” em maquete. Utilizamos materiais recicláveis como papelão e jornal.
Será realizado trabalho com a releitura coletiva do quadro “Noite Estrela” onde será utilizada a técnica de pintura em tela.
Ainda como situação de aprendizagem nas diferentes linguagens, será utilizada a técnica de “pintura de terra” para a releitura dos girassóis.
Através dos registros, pretendemos socializar com outras professoras da rede.
Magia, descobertas, aventuras... são os sentimentos que estamos vivenciando com o projeto.
O ato de expressar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem artística, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança. A criança ao expressar-se artisticamente desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário