quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O verdadeiro sentido da Inclusão

Professora Suzane Oliveira Machado
Creche Monteiro Lobato

Nossa protagonista
Quando assumi a sala logo percebi que teria um grande desafio. Pois nunca tinha trabalhado com uma criança surda. A aluna era extremamente agressiva, gritava o mais alto que podia, ou seja, dominava a sala. Em alguns momentos chegava até a “fugir” do grupo. Não conhecíamos LIBRAS utilizávamos sinais sociais, não havia uma comunicação efetiva, parecia que não nos entendíamos nunca. Depois de pesquisar muito resolvi conversar com a equipe e juntos elaboramos vários planos de ação.

Exploramos diariamente a linguagem de sinais LIBRAS através de contação de histórias, parlendas, explanação da rotina, envolvendo assim todos os alunos. Esta experiência relatou que é possível o desenvolvimento de várias atividades para a integração do grupo destacando o aprendizado e os desafios da inclusão.

Tivemos como objetivo envolver o grupo de crianças nas mais diferentes dinâmicas para elucidar o trabalho de incluir sem excluir na ampliação de novas possibilidades.


Interação com os colegas

Nosso grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário