terça-feira, 18 de outubro de 2016

Teatro como integração entre as matérias e meio para discutir gênero

Francine Machado de Mendonça


EMEIEF Professor Darcy Ribeiro, EMEIEF Madre Teresa de Calcutá e EMEIEF Vereador Manoel de OLiveira.



A REDE EM RODA 2015
EJA II


Utilizar a linguagem teatral ajuda os educandos a perderem continuamente a timidez, a desenvolverem e priorizarem a noção do trabalho em grupo, a se saírem bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessarem mais por textos e autores variados.
Através do teatro realizamos um exercício de cidadania e através desta prática ampliamos o repertório cultural dos nossos educandos.

Como surgiu a ideia de trabalharmos com o teatro?
A ideia foi explorar as artes cênicas com os educandos do 4º Termo, do semestre passado, que de algum modo se encantaram e pediram ao realizador do projeto na ocasião, Leonardo Formaggi, que também lecionava Ciências, para utilizarem o teatro nas discussões que faziam sobre violência contra as mulheres.
Nestas aulas foram explorados jogos e leitura dramática, a contextualização teórica sobre Augusto Boal, o Teatro do Oprimido, Vianninha e Brecht e ensaiadas as cenas deles.

Como queriam realizar duas cenas discutiram a violência doméstica e  a que acontece nos transportes públicos .  Sem ver conexão entre ambas situações, a arte educadora, jornalista  e professora Francine Machado editou dramaturgicamente os esquetes que os educandos haviam criado, fundindo as encenações deles e ensaiando em grupo.

Após estas conexões entre as aulas de artes e de projetos, a finalização aconteceu no pátio da escola com a participação de todos os integrantes das Unidades Escolares.



Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário