Renata Maria da Silva e Tatiana da Conceição Santos
Rosangela Pereira de Jesus, Mirian Moreira Rabelo, Juliana Andrade Silva e Vivian de Oliveira Carvalho
Creche Francisca Zuk
Rosangela Pereira de Jesus, Mirian Moreira Rabelo, Juliana Andrade Silva e Vivian de Oliveira Carvalho
Creche Francisca Zuk
A REDE EM RODA 2016
Educação Infantil
Objetivo:
Trabalhar com projetos inspira parceria,
coletividade e construção de grupo, o que contribui de forma significativa para
o crescimento de todos, educandos, educadores e familiares.
“A criança que ainda
não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do
professor, ainda que não possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um
texto já é uma forma de leitura”. (RCNEI, VOL. 3, p.141)
Desde a 1ª discussão
para o alinhamento das ações que seriam realizadas referentes às propostas para
os projetos coletivos da Unidade Escolar, o grupo de professores observou a
necessidade de envolver o coletivo em um único projeto.
Considerando que a
“arte” de contar, ler, dramatizar histórias tem uma grande importância nas
nossas vidas, pois através delas, conhecemos e adquirimos diferentes
experiências em conviver com crianças e adultos em espaços diversos e vivenciar
movimentos e gestos que marcam sua cultura, utilizando seu corpo com liberdade
e autonomia, temos buscado envolver as crianças e educadores em um mundo de
fantasia e imaginação.
Desenvolvimento do trabalho:
Envolver os grupos para apresentações utilizando as
diferentes estratégias, contemplando a “arte de contar e ler histórias”, rodas
de leitura, dramatização pelos professores, adis, estagiários e gradativamente estamos
envolvendo os demais segmentos, incluindo as crianças de acordo com sua faixa
etária, desde a criação, confecção de acessórios, cenários e em todo o processo
de escolha, manuseio de livros com supervisão, leitura de imagens utilizando
equipamentos tecnológicos, reconto, ilustração, teatro de bonecas, varas e
sombras.
O direcionamento e o acompanhamento
são realizados pelas equipes responsáveis em reuniões coletivas.
Resultados obtidos ou
esperados:
As atividades estão acontecendo na última semana de cada mês e de
acordo com a organização de cada equipe e período. Podemos acrescentar a participação
das crianças e o envolvimento a cada dia dentro das propostas realizadas,
ampliando a oralidade, motricidade.
Tendo assim a
oportunidade de vivenciar os mais diversos gêneros e portadores textuais de uma
forma coletiva, lúdica e prazerosa. A avaliação dessas ações é realizada nas RPS,
através de registros, observações e devolutivas da equipe.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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