quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Histórias, Contos e Encantos...

Renata Maria da Silva e Tatiana da Conceição Santos
Rosangela Pereira de Jesus, Mirian Moreira Rabelo, Juliana Andrade Silva e Vivian de Oliveira Carvalho 

Creche Francisca Zuk

A REDE EM RODA 2016
Educação Infantil


Objetivo: 
Trabalhar com projetos inspira parceria, coletividade e construção de grupo, o que contribui de forma significativa para o crescimento de todos, educandos, educadores e familiares. 
A criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto já é uma forma de leitura”. (RCNEI, VOL. 3, p.141)
Desde a 1ª discussão para o alinhamento das ações que seriam realizadas referentes às propostas para os projetos coletivos da Unidade Escolar, o grupo de professores observou a necessidade de envolver o coletivo em um único projeto.
Considerando que a “arte” de contar, ler, dramatizar histórias tem uma grande importância nas nossas vidas, pois através delas, conhecemos e adquirimos diferentes experiências em conviver com crianças e adultos em espaços diversos e vivenciar movimentos e gestos que marcam sua cultura, utilizando seu corpo com liberdade e autonomia, temos buscado envolver as crianças e educadores em um mundo de fantasia e imaginação.

Desenvolvimento do trabalho: 
Envolver  os grupos para apresentações utilizando as diferentes estratégias, contemplando a “arte de contar e ler histórias”, rodas de leitura, dramatização pelos professores, adis, estagiários e gradativamente estamos envolvendo os demais segmentos, incluindo as crianças de acordo com sua faixa etária, desde a criação, confecção de acessórios, cenários e em todo o processo de escolha, manuseio de livros com supervisão, leitura de imagens utilizando equipamentos tecnológicos, reconto, ilustração, teatro de bonecas, varas e sombras.
O direcionamento e o acompanhamento são realizados pelas equipes responsáveis em reuniões coletivas.

                           
Resultados obtidos ou esperados: 
As atividades estão acontecendo na última semana de cada mês e de acordo com a organização de cada equipe e período. Podemos acrescentar a participação das crianças e o envolvimento a cada dia dentro das propostas realizadas, ampliando a oralidade, motricidade.

Tendo assim a oportunidade de vivenciar os mais diversos gêneros e portadores textuais de uma forma coletiva, lúdica e prazerosa.   A avaliação dessas ações é realizada nas RPS, através de registros, observações e devolutivas da equipe.



Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

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