Cátia
Justino da Silva e Mauro Batista da Rosa Junior
CPFP Governador Miguel Arraes
CPFP Governador Miguel Arraes
A REDE EM RODA 2016
EJA II
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Objetivos:
* Propiciar uma aprendizagem ativa, interessante, significativa,
real e atrativa para os alunos.
* Levar o aluno a apreciar e conhecer a linguagem da
poesia popular de Cordel como elemento significativo na formação do povo
nordestino;
* Apresentar as técnicas de como compor um cordel;
* Interpretar recursos linguísticos empregados na
literatura de cordel, em especial os versos, as estrofes, a rima, o ritmo e a
métrica;
* Trabalhar com a linguagem em seus diferentes aspectos:
oral, escrita e cantada;
* Apresentar a técnica de xilogravura, essencial na
composição e criação dos folhetos;
* Desenvolver a criatividade e sensibilidade artística do
educando;
* Interagir com os materiais, instrumentos e
procedimentos relacionados à produção da literatura de cordel: folhetos e
xilogravura.
Desenvolvimento do trabalho:
Para o início do trabalho com a Literatura de Cordel, uma
das mais importantes manifestações da cultura popular, foi revisado em sala de
aula conteúdos da história dos colonizadores portugueses, os quais deixaram
profundas marcas em nossa cultura, como por exemplo, a herança medieval através
das canções trovadorescas, cujos versos eram feitos para serem declamados ou
cantados.
Em paralelo, foi trabalhado o conceito de “Cordel”, termo
cujo sentido original remonta ao século XV, com o significado de uma corda fina
e flexível. Os livretos eram compostos de folhas atadas por uma espécie de
barbante, os quais eram expostos em varais nas feiras livres para serem
comercializados.
Para aproximar os alunos no universo da leitura, foi
apresentado à turma folhetos de cordéis
e textos dos principais cordelistas. Este foi um recurso eficaz para a
compreensão da estrutura que compõe o gênero Literatura de Cordel: variedade de
temas, versos, estrofes, métrica, rimas e a técnica de xilogravura.
Inicialmente, o tema escolhido para uma primeira produção
foi a narrativa da vida da jovem paquistanesa, Malala. Os alunos a partir de
suas pesquisas produziram versos nas aulas de português com as orientações
sobre rimas já
aprendidas. Este primeiro trabalho foi apresentado
oralmente pelos alunos na ocasião do dia Internacional da Mulher para toda
unidade escolar.
Desta forma, ficaram estabelecidos que as próximas
produções fossem referentes ao feriado da Páscoa, Aniversário da cidade de
Santo André e uma homenagem ao dia das mães.
Para a realização de todas as narrativas acima
mencionadas foi necessário levantamento bibliográfico, utilizando recursos da
mídia impressa (internet, jornais, revistas etc.).
Durante a elaboração da exposição do projeto Literatura
de Cordel e a Cultura Nordestina, passamos a solicitar para todas as turmas
objetos relacionados à cultura nordestina para que ficassem expostos com as
produções textuais.
Desse modo, foram produzidos outros temas como: Aulas de
projeto, Cultura Nordestina e Literatura de Cordel.
O professor de Arte se uniu ao projeto para ensinar a
técnica de xilogravura para ilustrar as capas dos livretos de cordel, adequando
as figuras aos temas escolhidos, utilizando-se de placas de isopor (molde),
papel sulfite colorido e tinta guache.
As xilogravuras criadas foram recortadas e emolduradas
para serem apreciadas durante a exposição, as quais formaram um lindo painel na
sala reservada para a apresentação dos trabalhos.
Os alunos produziram mandacarus, os quais foram feitos de
papel espelho na cor verde- escuro e colocados pelos corredores de acesso à
sala de exposição.
Foi criado também um painel de fotografia com as figuras
de Lampião e Maria Bonita para que todos pudessem se revestir da atmosfera
criada com a colaboração do professor de Arte.
O ambiente reservado à exposição foi decorado com
fuxicos, tecidos coloridos, rede, chapéu de cangaceiro, panelas e esculturas de
cerâmica, instrumento musical, toalhas rendadas, cortina, bandeirinhas, tiras
coloridas de papel crepom, quadros, flores, livros de cordelistas famosos e um lindo
varal de barbante contendo os livretos produzidos pelos alunos.
Os alunos do segundo termo ainda ofereceram uma deliciosa
cocada embrulhada em uma embalagem artesanal para cada visitante da exposição.
Resultados obtidos:
O projeto sobre a Literatura de Cordel com a turma do 2º
termo da EJA II significou oferecer um trabalho interdisciplinar, do qual os
alunos puderam desenvolver o hábito da pesquisa na busca de inspiração dos
temas sugeridos para o projeto.
Este trabalho proporcionou a valorização do trabalhar em
equipe, visando apresentar uma exposição que sensibilizasse todo o grupo
escolar.
No aspecto da leitura, o projeto conduziu os alunos ao
contato com um gênero literário popular, suscitando de forma agradável a
sensibilidade artística na escrita e na criação dos desenhos produzidos com a
técnica de xilogravura.
O desenvolvimento desse projeto representou uma
significativa evolução na escrita e leitura dos alunos, pois se trata de um
gênero textual possível de ser lido, interpretado ou declamado.
Após a conclusão do projeto a turma mostrou-se motivada a
novos desafios, confiante de que alcançaram os objetivos nas atividades
propostas, porquanto a recepção e interação de toda escola foram extremamente
positivas.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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