sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Literatura de Cordel e a Cultura Popular Nordestina

Cátia Justino da Silva e Mauro Batista da Rosa Junior

CPFP Governador Miguel Arraes

 A REDE EM RODA 2016
EJA II

Objetivos:
* Propiciar uma aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para os alunos.
* Levar o aluno a apreciar e conhecer a linguagem da poesia popular de Cordel como elemento significativo na formação do povo nordestino;
* Apresentar as técnicas de como compor um cordel;
* Interpretar recursos linguísticos empregados na literatura de cordel, em especial os versos, as estrofes, a rima, o ritmo e a métrica;
* Trabalhar com a linguagem em seus diferentes aspectos: oral, escrita e cantada;
* Apresentar a técnica de xilogravura, essencial na composição e criação dos folhetos;
* Desenvolver a criatividade e sensibilidade artística do educando;
* Interagir com os materiais, instrumentos e procedimentos relacionados à produção da literatura de cordel: folhetos e xilogravura.

Desenvolvimento do trabalho:
Para o início do trabalho com a Literatura de Cordel, uma das mais importantes manifestações da cultura popular, foi revisado em sala de aula conteúdos da história dos colonizadores portugueses, os quais deixaram profundas marcas em nossa cultura, como por exemplo, a herança medieval através das canções trovadorescas, cujos versos eram feitos para serem declamados ou cantados.
Em paralelo, foi trabalhado o conceito de “Cordel”, termo cujo sentido original remonta ao século XV, com o significado de uma corda fina e flexível. Os livretos eram compostos de folhas atadas por uma espécie de barbante, os quais eram expostos em varais nas feiras livres para serem comercializados.
Para aproximar os alunos no universo da leitura, foi apresentado à turma  folhetos de cordéis e textos dos principais cordelistas. Este foi um recurso eficaz para a compreensão da estrutura que compõe o gênero Literatura de Cordel: variedade de temas, versos, estrofes, métrica, rimas e a técnica de xilogravura.
Inicialmente, o tema escolhido para uma primeira produção foi a narrativa da vida da jovem paquistanesa, Malala. Os alunos a partir de suas pesquisas produziram versos nas aulas de português com as orientações sobre rimas já
aprendidas. Este primeiro trabalho foi apresentado oralmente pelos alunos na ocasião do dia Internacional da Mulher para toda unidade escolar.
Desta forma, ficaram estabelecidos que as próximas produções fossem referentes ao feriado da Páscoa, Aniversário da cidade de Santo André e uma homenagem ao dia das mães.
Para a realização de todas as narrativas acima mencionadas foi necessário levantamento bibliográfico, utilizando recursos da mídia impressa (internet, jornais, revistas etc.).
Durante a elaboração da exposição do projeto Literatura de Cordel e a Cultura Nordestina, passamos a solicitar para todas as turmas objetos relacionados à cultura nordestina para que ficassem expostos com as produções textuais.
Desse modo, foram produzidos outros temas como: Aulas de projeto, Cultura Nordestina e Literatura de Cordel.
O professor de Arte se uniu ao projeto para ensinar a técnica de xilogravura para ilustrar as capas dos livretos de cordel, adequando as figuras aos temas escolhidos, utilizando-se de placas de isopor (molde), papel sulfite colorido e tinta guache.
As xilogravuras criadas foram recortadas e emolduradas para serem apreciadas durante a exposição, as quais formaram um lindo painel na sala reservada para a apresentação dos trabalhos.
Os alunos produziram mandacarus, os quais foram feitos de papel espelho na cor verde- escuro e colocados pelos corredores de acesso à sala de exposição.
Foi criado também um painel de fotografia com as figuras de Lampião e Maria Bonita para que todos pudessem se revestir da atmosfera criada com a colaboração do professor de Arte.
O ambiente reservado à exposição foi decorado com fuxicos, tecidos coloridos, rede, chapéu de cangaceiro, panelas e esculturas de cerâmica, instrumento musical, toalhas rendadas, cortina, bandeirinhas, tiras coloridas de papel crepom, quadros, flores, livros de cordelistas famosos e um lindo varal de barbante contendo os livretos produzidos pelos alunos.
Os alunos do segundo termo ainda ofereceram uma deliciosa cocada embrulhada em uma embalagem artesanal para cada visitante da exposição.

Resultados obtidos:
O projeto sobre a Literatura de Cordel com a turma do 2º termo da EJA II significou oferecer um trabalho interdisciplinar, do qual os alunos puderam desenvolver o hábito da pesquisa na busca de inspiração dos temas sugeridos para o projeto.
Este trabalho proporcionou a valorização do trabalhar em equipe, visando apresentar uma exposição que sensibilizasse todo o grupo escolar.
No aspecto da leitura, o projeto conduziu os alunos ao contato com um gênero literário popular, suscitando de forma agradável a sensibilidade artística na escrita e na criação dos desenhos produzidos com a técnica de xilogravura.
O desenvolvimento desse projeto representou uma significativa evolução na escrita e leitura dos alunos, pois se trata de um gênero textual possível de ser lido, interpretado ou declamado.

Após a conclusão do projeto a turma mostrou-se motivada a novos desafios, confiante de que alcançaram os objetivos nas atividades propostas, porquanto a recepção e interação de toda escola foram extremamente positivas.


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário