sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Identidade

Mauro  Rosa

CPFP - Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei

A REDE EM RODA 2016
EJA II




Descrição do Trabalho
   Em primeiro momento, definir identidade parece ser fácil - identidade é aquilo que se é: "sou baiano", "sou brasileiro", "sou jovem", etc. Assim concebida, a identidade só tem como referência a si própria, é suficiente. O projeto foi elaborado a fim de que o aluno possa refletir sobre sua identidade / diferença, compartilhando suas vivências e valorizando-as junto com o grupo.  
  
Objetivos
·       Compreender o conceito de identidade e diferença; Perceber a arte como instrumento   transformador na sociedade; Fazer um resgate da identidade cultural; Experimentar a       arte como linguagem de expressão interpessoal; Instigar o senso crítico sobre nosso           contexto social através da arte. Respeitar e conviver com as diferenças; Valorizar sua       história de vida e os saberes/vivência do outro.

Desenvolvimento
    Durante o desenvolvimento da prática os educandos foram convidados a refletir sobre
seu “eu” pessoal. O que os constituem enquanto indivíduos na sociedade em que  
vivemos através da experiência estética e artística. Neste processo foram convidados a
fazer leituras de texto e obras de arte com reflexões sobre a história brasileira – o “eu 
social”, e que o colocassem também para refletir sua própria existência – o “eu 
individual”. Essas reflexões embasaram suas produções artísticas e textuais, constituindo
uma produção autobiográfica.
    
Avalição
  A avaliação foi feita de forma continua e processual. Analisando o desenvolvimento do pensamento crítico do educando na realização das atividades propostas.



Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

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