Mauro Rosa
CPFP - Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei
CPFP - Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei
A REDE EM RODA 2016
EJA II
EJA II
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Descrição do
Trabalho
Em primeiro momento, definir identidade parece ser fácil - identidade é aquilo que se é: "sou baiano", "sou brasileiro", "sou jovem", etc. Assim concebida, a identidade só tem como referência a si própria, é suficiente. O projeto foi elaborado a fim de que o aluno possa refletir sobre sua identidade / diferença, compartilhando suas vivências e valorizando-as junto com o grupo.
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Objetivos
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· Compreender o
conceito de identidade e diferença; Perceber a arte
como instrumento transformador na sociedade; Fazer um resgate
da identidade cultural; Experimentar a arte como linguagem de expressão interpessoal; Instigar o senso
crítico sobre nosso contexto social através da arte. Respeitar e
conviver com as diferenças; Valorizar sua história de vida e os saberes/vivência do outro.
Desenvolvimento
Durante o desenvolvimento
da prática os educandos foram convidados a refletir sobre
seu “eu” pessoal. O
que os constituem enquanto indivíduos na sociedade em que
vivemos através da
experiência estética e artística. Neste processo foram convidados a
fazer
leituras de texto e obras de arte com reflexões sobre a história brasileira – o
“eu
social”, e que o colocassem também para refletir sua própria existência – o
“eu
individual”. Essas reflexões embasaram suas produções artísticas e
textuais, constituindo
uma produção autobiográfica.
Avalição
A avaliação foi feita de
forma continua e processual. Analisando o desenvolvimento do pensamento crítico
do educando na realização das atividades propostas.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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