sexta-feira, 14 de outubro de 2016

“História, trabalho e sustentabilidade – gerando novas visões”

Suellen Amancio Saraiva, Hellen Carvalho, Maria Cristina Damásio, Letícia Mayara Bezerra e Georgina Abreu Beraldo.

CPFP Governador Miguel Arraes

A REDE EM RODA 2016
FIC (Formação Inicial e Continuada) e EJA I FIC e EJA II FIC / 1º Termo (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Continuada) 

A visita técnica no subdistrito de Paranapiacaba foi de suma importância para o ducando (re)conhecer aspectos históricos da cidade de Santo André e aprimorar os aprendizados que tem recebido em sala de aula.
Tendo a oportunidade do contato com a prática de produção e venda de produtos artesanais, principalmente o Cambuci, fruto de considerável importância regional. Explorar e observar o que a natureza e cultura regional oferece de elementos que contribuem para aplicação prática na área de alimentação, imagem pessoal e silk screen. Por exemplo, produções alimentícias, hidratações, análise de imagens, produções artesanais entre outros.
Portanto, permitiu a complementação indispensável para abordagem de conhecimentos transversais nos cursos da área da alimentação, Iniciação á Culinária, Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Lanchonete e Recepção e Organização de Buffet para Eventos, Maquiagem e Design de Sobrancelhas e Silk Screen.
No processo de trabalho foi verificado que os cursos têm certa homogeneidade nos seus aspectos naturais, culturais e econômicos, o que determinada à fusão de um conceito voltado para a observação empírica, para ser utilizada pelos futuros profissionais das área da alimentação, imagem pessoal e estamparia.
Grande parte do grupo não conhecia Paranapiacaba.
Ao terem a oportunidade de conhecer o território em que se vive compreende-se a identidade e o sentimento de pertencimento do meio em que se vive.
Os campos de observação em nossa visita técnica foram: a cidade, o campo, os sistemas de transportes, o sistema socioeconômico, a alimentação regional, o turismo, eventos realizados na região e as diversidades étnicas e culturais.
Em sala, abordamos as pesquisa para preparações culinárias utilizando o Cambuci. Produzimos mousse de Cambuci, produção culinária na qual realizamos analises sensoriais pra possível comercialização pelos educandos.

Portanto, verificou-se a relevância da visita técnica em Paranapiacaba,como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através da descrição da paisagem geográfica, conhecida como o campo de desenvolvimento da ciência geográfica, com a construção de conceitos a partir de observações feitas no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas pelo método da visita técnica.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário