sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Arte na parede

Jeanne Quaresma e Shirlei Moreira Bardíbia

Creche Angela Masiero

A REDE EM RODA 2016
1º CICLO FINAL

Em muitas escolas de educação infantil as atividades de arte são propostas com um fim em si mesmas, sem significado, nas quais o colar, pintar, desenhar e modelar são aplicadas apenas com o objetivo de que a criança adquira procedimentos, ou seja, habilidades no uso do material e, muitas vezes, com uma preocupação exagerada com a estética, o que faz com que as produções sejam destinadas à decoração (o contexto do “fazer artístico” fica atrelado às datas comemorativas). 

Partindo de tal realidade e conhecendo a “precariedade” dos “fazeres” em arte visual desenvolvemos uma sequência didática “Arte na Parede”, com o objetivo maior de romper com os paradigmas praticados e que se perpetuam ao longo das práticas pedagógicas. Após formações, estudos e muitas discussões, pensamos em uma sequência didática que viesse ao encontro das necessidades dos pequenos e na qual pudéssemos exercer esse novo “olhar e fazer arte” proporcionando experiências significativas, ricas em estímulos criativos e sensoriais, à integração e as trocas de experiências e descobertas. Devido à relevância ao desenvolvimento da criatividade e aos estímulos proporcionados às crianças a sequência didática “Arte na Parede” tornou-se um projeto com a duração maior do que a inicialmente planejada.
 
O objetivo da proposta é proporcionar situações nas quais as crianças possam explorar sensorialmente (espaços, texturas, odores, superfícies, cores, consistências...) os recursos mobilizados na realização das propostas, utilizando as mãos entre outros instrumentos de pintura com tinta sobre diferentes superfícies, ampliando as possibilidades de expressão e comunicação, interessando-se pelas próprias produções e as produções coletivas, trocando pareceres, socializando experiências e sensações com os colegas, estabelecendo relações entre as propostas realizadas expressando opiniões e sugestões, utilizar elementos orgânicos na realização das produções, produzindo tintas a partir de misturas de elementos naturais e pintando sob diferentes perspectivas.

O projeto até o momento tem sido muito apreciado pelas crianças que sempre contribuem dando sugestões para as próximas propostas.


Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil




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