Jeanne Quaresma e Shirlei Moreira Bardíbia
Creche Angela Masiero
A REDE EM RODA 2016
1º CICLO FINAL
1º CICLO FINAL
Em muitas escolas de educação
infantil as atividades de arte são propostas com um fim em si mesmas, sem
significado, nas quais o colar, pintar, desenhar e modelar são aplicadas apenas
com o objetivo de que a criança adquira procedimentos, ou seja, habilidades no
uso do material e, muitas vezes, com uma preocupação exagerada com a estética,
o que faz com que as produções sejam destinadas à decoração (o contexto do
“fazer artístico” fica atrelado às datas comemorativas).
Partindo de tal
realidade e conhecendo a “precariedade” dos “fazeres” em arte visual
desenvolvemos uma sequência didática “Arte na Parede”, com o objetivo maior de
romper com os paradigmas praticados e que se perpetuam ao longo das práticas
pedagógicas. Após formações, estudos e muitas discussões, pensamos em uma
sequência didática que viesse ao encontro das necessidades dos pequenos e na
qual pudéssemos exercer esse novo “olhar e fazer arte” proporcionando
experiências significativas, ricas em estímulos criativos e sensoriais, à
integração e as trocas de experiências e descobertas. Devido à relevância ao
desenvolvimento da criatividade e aos estímulos proporcionados às crianças a
sequência didática “Arte na Parede” tornou-se um projeto com a duração maior do
que a inicialmente planejada.
O objetivo da proposta é proporcionar situações nas quais as crianças
possam explorar sensorialmente (espaços, texturas, odores, superfícies, cores,
consistências...) os recursos mobilizados na realização das propostas,
utilizando as mãos entre outros instrumentos de pintura com tinta sobre
diferentes superfícies, ampliando as possibilidades de expressão e comunicação,
interessando-se pelas próprias produções e as produções coletivas, trocando
pareceres, socializando experiências e sensações com os colegas, estabelecendo
relações entre as propostas realizadas expressando opiniões e sugestões,
utilizar elementos orgânicos na realização das produções, produzindo tintas a
partir de misturas de elementos naturais e pintando sob
diferentes perspectivas.
O projeto
até o momento tem sido muito apreciado pelas crianças que sempre contribuem
dando sugestões para as próximas propostas.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário