Osmara Cristina Conceição Alves Lima e Andreia da Silva
Xavier Madureira
Claudelice Nunes
Santos, Mayra Verônica Viana Tuggener, Vitória Cristina de Oliveira e Marcia Toth
AlapanianCreche Beth Lobo
A REDE EM RODA 2016
1º ciclo inicial da Educação Infantil
Durante o 1º semestre de 2016 as professoras Osmara e Andreia trabalharam com os Projetos Didáticos “Animais de fábulas” e “Histórias clássicas do universo infantil”, respectivamente.
Como etapa destes projetos as crianças do 1º ciclo inicial do período da tarde realizaram apresentações artísticas com apoio das professoras e agentes de desenvolvimento infantil, sendo os alunos protagonistas de coreografia e de peça teatral.
O fato de estarem incluídos nas temáticas pedagógicas pesquisadas em sala e nos demais ambientes da creche possibilitou um maior envolvimento (e também diversão) por parte das crianças. Por vezes pode parecer desafiador proporcionar momentos para experimentar a linguagem teatral ou ainda uma coreografia com crianças de 2 anos. Porém ao conhecer o perfil dos alunos, suas potencialidades e principalmente ter a concepção de que a criança é o sujeito de sua aprendizagem o desafio é superado e o momento dos ensaios e da apresentação em si são encantadores.
Com essa socialização de prática com os colegas profissionais da educação da rede municipal pretendemos apresentar os vídeos da dança e da peça teatral e contar o processo percorrido nos projetos didáticos, incluindo os cenários e figurinos.
1º ciclo inicial da Educação Infantil
Durante o 1º semestre de 2016 as professoras Osmara e Andreia trabalharam com os Projetos Didáticos “Animais de fábulas” e “Histórias clássicas do universo infantil”, respectivamente.
Como etapa destes projetos as crianças do 1º ciclo inicial do período da tarde realizaram apresentações artísticas com apoio das professoras e agentes de desenvolvimento infantil, sendo os alunos protagonistas de coreografia e de peça teatral.
O fato de estarem incluídos nas temáticas pedagógicas pesquisadas em sala e nos demais ambientes da creche possibilitou um maior envolvimento (e também diversão) por parte das crianças. Por vezes pode parecer desafiador proporcionar momentos para experimentar a linguagem teatral ou ainda uma coreografia com crianças de 2 anos. Porém ao conhecer o perfil dos alunos, suas potencialidades e principalmente ter a concepção de que a criança é o sujeito de sua aprendizagem o desafio é superado e o momento dos ensaios e da apresentação em si são encantadores.
Com essa socialização de prática com os colegas profissionais da educação da rede municipal pretendemos apresentar os vídeos da dança e da peça teatral e contar o processo percorrido nos projetos didáticos, incluindo os cenários e figurinos.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário