Zeni de Oliveira
Muniz Ferreira
Creche Professor Antonio Oliveira
A REDE EM RODA 2016
Historicamente
em nosso contexto educacional, a atuação dos docentes na educação,
especialmente para os recém-formados, passa por vários desafios, principalmente
quando se trata da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental.
O
professor que inicia sua carreira numa sala de alfabetização, geralmente
enfrenta salas numerosas e precisa lidar com alunos que possuem diferentes
conhecimentos e experiências e, muitas vezes, alguns alunos apresentam
dificuldades em relação à aquisição da leitura e da escrita e necessitam de
intervenções ajustadas às suas reais necessidades. A presente pesquisa propõe
uma investigação sobre os desafios enfrentados por esses professores
recém-formados em salas de alfabetização.
O
educador deverá ser sensível para acompanhar a construção do conhecimento por
parte da criança. Quando ensinamos uma criança a ler e a escrever, ensinamos
também a usar a linguagem em múltiplas circunstâncias de comunicação, como
Emília Ferreiro relata à possibilidade de encarrar de maneira diferente a
aprendizagem da leitura e da escrita, conseguindo assim uma alfabetização de
melhor qualidade. E a partir dessas
pesquisas, o como se ensina e o como se aprende têm dado início à tomada de consciência
sobre a importância da alfabetização inicial, passando também a se considerar o
método utilizado pelo professor e seu conhecimento na utilização do mesmo.
O
construtivismo, enquanto fundamento teórico para a alfabetização passou a ser
discutido. Apesar de, nas últimas décadas vivenciarmos um longo debate sobre o
ensino e aprendizagem da língua escrita, as pesquisas mostram que muitas
escolas em nosso país continuam praticando uma alfabetização tradicional,
baseada em cartilhas e atividades repetitivas, com a intenção de fazer o aluno decorar
as lições aplicadas.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário