quarta-feira, 21 de setembro de 2016

"Parceria do professor referência e o instrutor do Projeto de Libras ”

Vanessa P. F. Camargo e Danilo N. Oliveira

EMEIEF Comendador Piero Pollone

A REDE EM RODA 2015
Educação infantil II ciclo final:

Objetivos - Despertar para as possibilidades existentes nas parcerias entre o instrutor de libras e o professor referência; Estabelecer postura pesquisadora; Incluir o aluno surdo e o instrutor de libras na rotina escolar; Oferecer ferramentas para comunicação, aprendizagem e adaptação; Conscientizar e contribuir com toda a comunidade escolar sobre a importância da aprendizagem de Libras no processo educativo e na inclusão social; Possibilitar ao aluno e professores ouvintes a aprendizagem de Libras como segunda língua e favorecer o acesso à comunicação efetiva com o colega surdo.

Desenvolvimento do trabalho - Apresentação do instrutor de libras na sala de aula.
Resistência e Medo X Segurança e entrega. Pequisa semanal prévia: atividades, apostila, trabalhos continuados em sala de aula, Ferramentas para comunicação, aprendizagens e adaptação: cartazes, painéis, imagens, rotina, fotos, placas de nomes, identificação e sinalização dos espaços e funcionários da escola, aplicativos, redes sociais, internet, livros, jogos, brincadeiras,  etc. Reuniões pedagógicas voltadas às necessidades de inclusão do aluno surdo e compra de materiais. Ao longo do processo educacional trabalharemos assuntos relacionados ao cotidiano escolar e conteúdos relacionados à faixa etária escolar.

Resultados obtidos ou esperados - O aprendizado dos alunos nas atividades desenvolvidas, bem como o suporte necessário para uma inclusão social efetiva. 
  




Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



  

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