A REDE EM RODA 2015
EJA II
Os resultados obtidos com este trabalho são supreendentes, pois os educandos aprendem com maior facilidade os conteúdos trabalhados na medida em que vivenciam, pegam, sentem, ouvem e mostram-se interessados e participativos nas aulas.
Trabalhar com
recursos audiovisuais é uma maneira interessante de provocar o aluno a fazer
descobertas e alcançar aprendizagem significativa. Ao utilizar os cinco sentidos, o educando é
capaz de fazer analises, comparações, subjetivar e interpretar de formas diferentes.
As aulas
se tornam extremamente ricas, uma vez que o público alvo da EJA é heterogêneo,
logo a percepção dos jovens e adultos, vindo de diferentes culturas, com
diferentes modos de ver e sentir a vida se entrelaçam e tornam-se ainda mais
significativas, com momentos de construção de conhecimentos e troca de
experiências. Haja vista as dificuldades que os
alunos possuem em interpretar e visualizar os conceitos e atividades
propostas em sala de aula, pois muitos estão afastados do ensino formal há muitos anos ou abandonaram a escola por
não se adaptarem ao tipo de ensino tradicional,
proponho aos educandos uma nova
visão da utilização dos recursos que facilitam a interpretação dos conceitos
trabalhados em aula, utilizando técnicas audiovisuais.
Os recursos escolhidos
podem ser: vídeos, músicas, celulares, objetos
antigos, objetos de pouco conhecimento do público que despertem
curiosidade sempre contextualizados com os temas propostos. Por meio desses
recursos trazemos o mundo para a sala de aula para problematizá-lo e analisá-lo
a fim de construir conhecimentos.
Os resultados obtidos com este trabalho são supreendentes, pois os educandos aprendem com maior facilidade os conteúdos trabalhados na medida em que vivenciam, pegam, sentem, ouvem e mostram-se interessados e participativos nas aulas.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário