quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Os recursos audiovisuais em sala de aula.

Alessandro Santana

 EMEIEF Cora Coralina

A REDE EM RODA 2015
EJA II

Objetivo: Alcançar aprendizagem significativa com a utilização de recursos audiovisuais.
Trabalhar com recursos audiovisuais é uma maneira interessante de provocar o aluno a fazer descobertas e alcançar aprendizagem significativa.  Ao utilizar os cinco sentidos, o educando é capaz de fazer analises, comparações, subjetivar  e interpretar de formas diferentes. 

As aulas se tornam extremamente ricas, uma vez que o público alvo da EJA é heterogêneo, logo a percepção dos jovens e adultos, vindo de diferentes culturas, com diferentes modos de ver e sentir a vida se entrelaçam e tornam-se ainda mais significativas, com momentos de construção de conhecimentos e troca de experiências. Haja vista as dificuldades que os  alunos possuem em interpretar e visualizar os conceitos e atividades propostas em sala de aula, pois muitos estão afastados do ensino formal  há muitos anos ou abandonaram a escola por não se adaptarem ao tipo de ensino tradicional,   proponho aos educandos uma nova visão da utilização dos recursos que facilitam a interpretação dos conceitos trabalhados em aula, utilizando técnicas audiovisuais. 

Os recursos escolhidos podem ser: vídeos, músicas, celulares, objetos  antigos, objetos de pouco conhecimento do público que despertem curiosidade sempre contextualizados com os temas propostos. Por meio desses recursos trazemos o mundo para a sala de aula para problematizá-lo e analisá-lo a fim de construir conhecimentos.
 
Os resultados obtidos com este trabalho são supreendentes, pois os educandos  aprendem com maior facilidade os conteúdos trabalhados na medida em que vivenciam, pegam, sentem, ouvem  e mostram-se interessados e participativos nas aulas.




Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário