quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ALFABETIZAÇÃO PELO CORPO: Brincadeiras e intervenções que auxiliam no processo de aprendizagem

Noboru Ito Júnior e Tatiane Aparecida Martins Franco

EMEIEF CORA CORALINA

A REDE EM RODA 2015
Fundamental I

Vivenciar na íntegra a área motora com as demandas da alfabetização, buscando estimular as áreas neuromotoras que auxiliem na aprendizagem da escrita e da leitura.

Através do trabalho direcionado com os alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental buscou-se alinhar as práticas motoras com os objetivos de cada ano que compõem o PPP. Além disso, realizou-se o trabalho interligado com as discussões realizadas em RPS entre os professores da sala regular, professores de Educação Física e equipe gestora para estruturar o desenvolvimento do trabalho com jogos e estímulos corporais. Tendo como base teórica Piaget, Wallon, Luria e Vygotski o trabalho está sendo desenvolvido paulatilamente e continuamente no último trimestre.

Em conversas pontuais e discussões em RPS's verificou-se avanço significativo na coordenação motora das crianças, influenciando positivamente nas questões de alfabetização. Sendo que, o trabalho terá continuidade no terceiro trimestre.    





Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário