sexta-feira, 9 de setembro de 2016

EU: descobrindo, experimentando e vivenciando com o meu corpo

Cristiane Pereira Carvalho e Girlane Maria da Silva Brasil Sampaio Aguiar

Creche Maria Delphina de Carvalho Neves

Inicial / 2016 / Creche

A proposta com o I ciclo inicial, agora em 2016, é ajudar a criança a identificar as partes que constituem o seu próprio corpo, ampliar seus movimentos, aprimorar o desenvolvimento da sua comunicação explorando as sensações corporais. 

A professora tem um papel muito importante nesse processo de planejamento e aplicação, visando uma educação de qualidade. Nós, professoras oportunizamos momentos com vivências e experimentações de utensílios, alimentos, objetos do cotidiano social de forma elaborada e focada, visando a exploração e a segurança no manuseio, partindo deste princípio proporcionamos experiências significativas, onde as crianças possam se manifestar por diferentes meios, sendo ouvidas, acolhidas e sentindo-se bem no ambiente. Além disso, englobam a linguagem oral e as percepções táteis, gustativas, olfativas, auditivas, visual. 

É um momento de interação muito importante, pois a criança é corpo e movimento e tem a necessidade de explorar, tocando tudo ao seu redor, ouvindo sons diferentes, experimentando texturas diferentes, sentindo os odores. Pensando nisso compartilhamos esta prática que muito contribui na rotina da creche.







Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário