quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Histórias em Quadrinhos

Fernanda Ferreira Patriani, Glaucia Sousa Almeida e Suzana Magalhães Medina Marques 

EMEIEF CHICO MENDES

A REDE EM RODA 2015 
3º ano do Ensino Fundamental


O trabalho com história em quadrinhos foi realizado pelos alunos do 3º ano juntamente com as professoras Fernanda Patriani e Gláucia Almeida, e com a colaboração da MID Suzana, na EMEIEF Chico Mendes.
Na nossa sala de aula a História em Quadrinhos é um gênero literário bastante conhecido dentre os alunos, pois traz uma leitura fluída, dinâmica e com qualidade gráfica. A gibiteca é um canto de muito acesso em nossas salas de aula. Aproveitamos este interesse dos alunos para trabalharmos os conteúdos de língua portuguesa: leitura, interpretação, pontuação e produção textual.
A princípio começamos com a leitura e interpretação de tirinhas, com enfoque na pontuação (ponto de interrogação, exclamação e ponto final); realizamos atividades de completar as tirinhas com as falas dos personagens, transcrever a tirinha para um texto narrativo.
Em seguida, começamos a estudar histórias maiores, com foco na leitura e compreensão aproveitando que as HQs apresentam um texto recheado de informações explícitas e implícitas; aprendemos sobre as onomatopeias, os diferentes tipos de balões, utilizando neste momento o recurso do livro didático e diversas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
Finalizamos com uma produção textual de autoria utilizando como recurso tecnológico o programa Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica, nesta etapa tivemos a colaboração da MID Suzana, no qual, em duplas, os alunos tiveram a oportunidade de criar sua própria história. Esta, exposta nos murais da escola e cada aluno recebeu seu próprio gibi com as histórias de todos os alunos da turma.
Também foi realizada uma oficina com os pais, na qual, tiveram a oportunidade de explorar o software e criar sua própria história em quadrinhos, junto com os filhos.
     



Educação, Tecnologias e Inclusão Digital

Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário