Fernanda Ferreira
Patriani, Glaucia Sousa Almeida e Suzana Magalhães Medina Marques
EMEIEF CHICO MENDES
EMEIEF CHICO MENDES
A REDE EM RODA 2015
3º ano do Ensino
Fundamental
O trabalho com história em quadrinhos
foi realizado pelos alunos do 3º ano juntamente com as professoras Fernanda
Patriani e Gláucia Almeida, e com a colaboração da MID Suzana, na EMEIEF Chico
Mendes.
Na nossa sala de
aula a História em Quadrinhos é um gênero literário bastante conhecido dentre
os alunos, pois traz uma leitura fluída, dinâmica e com qualidade gráfica. A
gibiteca é um canto de muito acesso em nossas salas de aula. Aproveitamos este
interesse dos alunos para trabalharmos os conteúdos de língua portuguesa:
leitura, interpretação, pontuação e produção textual.
A princípio
começamos com a leitura e interpretação de tirinhas, com enfoque na pontuação
(ponto de interrogação, exclamação e ponto final); realizamos atividades de
completar as tirinhas com as falas dos personagens, transcrever a tirinha para
um texto narrativo.
Em seguida,
começamos a estudar histórias maiores, com foco na leitura e compreensão
aproveitando que as HQs apresentam um texto recheado de informações explícitas
e implícitas; aprendemos sobre as onomatopeias, os diferentes tipos de balões,
utilizando neste momento o recurso do livro didático e diversas histórias em
quadrinhos da Turma da Mônica.
Finalizamos com uma
produção textual de autoria utilizando como recurso tecnológico o programa
Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica, nesta etapa tivemos a colaboração da
MID Suzana, no qual, em duplas, os alunos tiveram a oportunidade de criar sua
própria história. Esta, exposta nos murais da escola e cada aluno recebeu seu
próprio gibi com as histórias de todos os alunos da turma.
Também foi
realizada uma oficina com os pais, na qual, tiveram a oportunidade de explorar
o software e criar sua própria história em quadrinhos, junto com os filhos.

Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário